- Bom dia - Quinta-Feira, 18 de abril de 2024                Busque:
Notícias
10/12/2018 - 09:08:56
ASSÉDIO À MATERNIDADE

Assédio Moral

E se sua chefe dissesse quando você pode engravidar?

Caso em que gerente criou planilha com datas em que suas funcionárias poderiam engravidar é exemplo de Assédio Moral

Engravidar é algo que pode acontecer de repente ou ser programado. Mas já pensou se outra pessoa programasse sua gravidez sem te consultar? Isso aconteceu, uma gerente montou uma planilha com datas em que suas funcionárias poderiam engravidar.

Segundo informações, a gerente responsável pela planilha, chegou a criar uma série de regras para sua equipe. Por exemplo:

“REGRA 1: Quem não casou oficialmente ainda não pode entrar no programa (sou gerente à moda antiga).”

“Regra 2: Quem já tem um filho vai para o final da fila (sou gerente exigente, não aceito furar fila).”

Havia ainda algumas explicações que se duas colegas preenchessem os critérios ao mesmo tempo, o desempate se daria pelo tempo de carteira assinada. Se a escolhida não usasse sua chance de engravidar, perdia a vez e voltava para o fim da fila.

Na planilha do Excel, em verde estavam os nomes de quem poderia engravidar nos meses seguintes. Em rosa, as autorizadas a fazê-lo mais adiante. Em vermelho, as proibidas.

Assédio Moral

O caso – que terminou com a Gerente e a empresa sendo processadas – serve para ilustrar o Assédio Moral que acontece em muitos lugares do Brasil e do mundo. 

“Quando o bancário perceber que está em uma dessas situações, ou observar que alguém ao seu redor passa por isso, deve denunciar ao Sindicato para que possamos apurar o caso. É muito importante também não acreditar apenas nos canais de queixa oficiais do banco”.

Denúncias de assédio moral ou discriminação podem ser feitas por intermédio das ferramentas: Fale Conosco, ou pelo WhatsApp 98119.1129 do Sindicato.

 

 



Fonte: SEEB Guaratinguetá
Sindicato dos Bancários de Guaratinguetá e Região 2024 - Todos os direitos reservados ®
SEDE: Rua Vigário Martiniano, 91 - Centro - Guaratinguetá (SP) | SUBSEDE: Rua Engenheiro Antônio Penido, 814 Sala 24 - Centro - Cruzeiro (SP)
Desenvolvimento: