- Boa noite - Quinta-Feira, 25 de abril de 2024                Busque:
Notícias
21/01/2019 - 08:52:57
DATA DE HOJE SERÁ MARCADA POR ATOS EM DEFESA DA JUSTIÇA DO TRABALHO

As manifestações respondem à fala de Jair Bolsonaro, que ameaça extinguir a Justiça trabalhista.

Esta segunda (21) vai ser marcada por atos em defesa da Justiça do Trabalho. As manifestações respondem à fala de Jair Bolsonaro, que ameaça extinguir a Justiça trabalhista. O repúdio é generalizado nos meios jurídicos.

Convocados pela Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (Abrat), operadores do Direito se manifestam hoje, a partir das 10 horas, em frente a instituições do Poder Judiciário nas Capitais e grandes cidades. O Ato em Defesa dos Direitos Sociais e da Justiça do Trabalho mobilizará advogados, magistrados, servidores do Judiciário, membros do Ministério Público do Trabalho e também entidades da sociedade civil.

O protesto, que será simultâneo em todo o Brasil, marca o retorno das atividades da Justiça do Trabalho e servirá como prévia para a manifestação marcada pela Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho dia 5 de fevereiro, em Brasília. Para os organizadores, a Justiça do Trabalho é essencial ao próprio Estado de Direito Democrático.

Para o Sindicato, a intenção de Bolsonaro “é mais um gesto no desmonte do Estado, que afetará principalmente segmentos mais frágeis da sociedade, como os trabalhadores”. Alertamos: “Se conseguirem acabar com a Justiça do Trabalho, ganharão força pra atacar outras instituições e colocar em risco o próprio Estado Democrático de Direito”.

De acordo com o Tribunal Superior do Trabalho, em 2017 a Justiça trabalhista arrecadou para a União R$ 3,5 bilhões em Imposto de Renda, INSS, Custas, Emolumentos e multas, valor correspondente a 18,2% da sua despesa orçamentária. Também foram pagos aos reclamantes mais de R$ 27 bilhões, valor que beneficia a economia, pois é devolvido ao mercado na forma de aquisição de bens e serviços pelos trabalhadores.

 



Fonte: SEEB Guaratinguetá
Sindicato dos Bancários de Guaratinguetá e Região 2024 - Todos os direitos reservados ®
SEDE: Rua Vigário Martiniano, 91 - Centro - Guaratinguetá (SP) | SUBSEDE: Rua Engenheiro Antônio Penido, 814 Sala 24 - Centro - Cruzeiro (SP)
Desenvolvimento: