- Boa tarde - Sábado, 20 de abril de 2024                Busque:
Notícias
12/02/2019 - 09:42:51
REFORMA DA PREVIDÊNCIA

Fique por dentro

Como é a Previdência Social hoje?
A Constituição Federal de 1988 adotou a Seguridade Social como direito universal. Esse sistema é composto por Saúde Pública, Previdência Social e Assistência Social. Hoje existem duas formas de aposentadoria: por tempo de contribuição e por idade.

Como é financiada a Seguridade Social?
O sistema é financiado pelo Estado. As contribuições derivam da folha de pagamento (20% do empregador, 8 a 11% para o empregado), contribuições de trabalhadores autônomos e facultativos (20%), Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) e Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) recolhidos pelas empresas, PIS/PASEP, contribuição sobre a produção rural, Funrural (contribuição do empregador rural); regimes tributários especiais para micro e pequenas empresas (Simples e MEI).

Por que a Previdência está deficitária? A previdência dos trabalhadores urbanos era superavitária até 2015. Entenda os motivos que levaram ao déficit.

Crise econômica: Como já explicado, a Previdência é financiada por contribuições de trabalhadores e empregadores, por meio da folha de pagamento. Portanto, o sistema depende do mercado de trabalho aquecido para se sustentar. Mas a recessão econômica dos últimos anos eliminou milhões de empregos. Esse cenário afetou o financiamento da Previdência a partir de 2016.

Renúncias fiscais: Para tornar as coisas ainda piores, nos últimos anos o governo reduziu para as empresas as alíquotas dos tributos vinculados à Previdência. Somente em 2019 estas medidas reduzirão a arrecadação do INSS em R$ 54,9 bilhões.

Sonegação fiscal Além disso, o governo federal deixa de arrecadar R$ 500 bilhões por ano devido à sonegação de impostos.

Desvio de recursos : Além disso, o governo deixa de aplicar na Seguridade Social parte das arrecadações via Cofins, CSLL, PIS/ PASEP e outros tributos específicos, desviando esses recursos para outras áreas, principalmente para o pagamento de juros da dívida pública (da qual os bancos são os principais detentores). Esse mecanismo é chamado de Desvinculação de Receitas da União (DRU).

Por que o déficit é ilegítimo? Pela Constituição Federal, qualquer gasto acima da receita da seguridade social deveria ser automaticamente coberto pelo Orçamento Fiscal da União. Por essa razão, tecnicamente não se pode falar na existência de déficit.

Reforma trabalhista : A nova lei trabalhista aprovada criou modalidades precárias de contratos de trabalho (parciais e intermitentes), que pagam salários mais baixos. Como o financiamento da Previdência tem origem na folha de salários, os contratos com remuneração menor levarão à redução das contribuições para a Previdência. A reforma ainda enfraqueceu os sindicatos. Com isso, as categorias tendem a conseguir reajustes salariais menores.

 



Fonte: SP Bancários
Sindicato dos Bancários de Guaratinguetá e Região 2024 - Todos os direitos reservados ®
SEDE: Rua Vigário Martiniano, 91 - Centro - Guaratinguetá (SP) | SUBSEDE: Rua Engenheiro Antônio Penido, 814 Sala 24 - Centro - Cruzeiro (SP)
Desenvolvimento: