- - Sexta-Feira, 19 de abril de 2024                Busque:
Notícias
24/04/2019 - 09:04:01
REFORMA QUER MUDAR LEIS SEM RELAÇÃO COM A PREVIDÊNCIA, CORTA PIS E REMÉDIOS DO SUS

Fique por dentro

Um acordo de última hora retirou quatro pontos polêmicos da reforma da Previdência ainda na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça). Mas por que esses pontos causaram problemas? E nem todos os itens controversos, que não têm relação com a Previdência, foram retirados.

A reforma apresentada pelo governo Bolsonaro muda até questões que não impactam diretamente no rombo previdenciário, como fim do direito ao FGTS e à multa de 40% para aposentados. Isso foi retirado no acordo, mas outros pontos continuam, como redução no número de pessoas que recebem o abono salarial do PIS e até restrição da distribuição grátis de remédios caros por decisão judicial, se não houver verba. Analistas criticam a inclusão de temas fora da pauta da Previdência.

A Reforma da Previdência proposta pelo governo é um grande acinte aos direitos sociais, dificultando, no futuro, o acesso a milhões de cidadãos ao direito de um amparo social e, ainda mais agravante, preservando uma casta de privilegiados, formada por altos escalões do judiciário e parte do funcionalismo público, militares e políticos, que recebem superaposentadorias, enquanto 67,5% das pessoas ligados ao INSS tem de sobreviver com 998,00 (Novecentos e noventa e oito reais).

O acordo do Centrão, que rifa a Previdência Social, representa mais um capítulo da política brasileira, em que uma minoria, movida pelo "toma lá, dá cá", decide o que melhor para si e não para o bem-estar geral da Nação.



Fonte: SEEB Guaratinguetá
Sindicato dos Bancários de Guaratinguetá e Região 2024 - Todos os direitos reservados ®
SEDE: Rua Vigário Martiniano, 91 - Centro - Guaratinguetá (SP) | SUBSEDE: Rua Engenheiro Antônio Penido, 814 Sala 24 - Centro - Cruzeiro (SP)
Desenvolvimento: