- - Sábado, 20 de abril de 2024                Busque:
Notícias
04/06/2019 - 09:23:48
REFORMA TRABALHISTA NÃO CUMPRIU PROMESSA. A DA PREVIDÊNCIA VAI CUMPRIR?

Poucos empregos com carteira assinada foram gerados desde a aprovação da reforma trabalhista.

 

Em um momento em que o IBGE anuncia que o PIB brasileiro registrou uma queda de 0,2% no primeiro trimestre do ano, a primeira desde o quarto trimestre de 2016, cumpre perguntar o que o governo brasileiro está fazendo para reverter esse quadro.


A resposta está no assunto onipresente nas tratativas do Executivo com o Congresso: o Governo aposta na aprovação da reforma da Previdência para atrair investimentos e dar impulso à retomada do crescimento econômico.

 

Só quem não sabe fazer conta é capaz de refutar que a reforma da Previdência é necessária. Sem ela, não será possível pagar os futuros aposentados e o déficit nas contas públicas se tornará insustentável. Mas será mesmo que somente a aprovação da reforma será capaz de fazer o Brasil evitar a recessão?

É preciso lembrar que promessa semelhante, que se apresenta como a solução mágica para quase todos os problemas, já foi feita antes, quando da aprovação da reforma trabalhista, em novembro de 2017. Anunciava-se, então, que a flexibilização dos direitos trabalhistas levaria à abertura de 2 milhões de novas vagas formais no período de dois anos.

Faltam menos de seis meses para o prazo se esgotar, e a estimativa não está nem próxima de ser cumprida. Entre novembro de 2017 e abril de 2019, segundo dados do Caged, o saldo positivo no número de vagas com carteira assinada foi de apenas 511.941. Ou seja, o mercado de trabalho brasileiro ganhou meio milhão de novas vagas. Como em 2017 e 2018 o PIB do país voltou a crescer, ainda que muito pouco, depois de dois anos de retração econômica, era de se esperar que o número de contratados aumentasse no período, com ou sem reforma trabalhista.

 

 



Fonte: Contec
Sindicato dos Bancários de Guaratinguetá e Região 2024 - Todos os direitos reservados ®
SEDE: Rua Vigário Martiniano, 91 - Centro - Guaratinguetá (SP) | SUBSEDE: Rua Engenheiro Antônio Penido, 814 Sala 24 - Centro - Cruzeiro (SP)
Desenvolvimento: