- Boa tarde - Quinta-Feira, 18 de abril de 2024                Busque:
Notícias
11/06/2019 - 08:51:45
BRASIL É INCLUÍDO EM “LISTA SUJA” DA OIT SOBRE LEIS TRABALHISTAS

O Brasil entra na "lista suja" de países que serão examinados por suspeitas de violar as convenções internacionais do trabalho.

A Organização Internacional do Trabalho iniciou nesta semana sua reunião que marca os cem anos da entidade. Apesar de a entidade ter enviado um convite ao presidente Jair Bolsonaro, o governo optou por não enviar nem sequer um ministro. O chefe da delegação será o secretário do Trabalho, Bruno Dalcolmo. No evento, porém, estão previstos nomes como o de Angela Merkel, Emmanuel Macron, Dmitri Medvedev e dezenas de outros. O Brasil já havia sido colocado numa lista preliminar de 40 países que poderiam ser alvos de um questionamento no Comitê de Aplicação de Padrões da OIT. Essa inclusão foi resultado de uma análise publicada em fevereiro, por parte dos peritos da OIT.

Antonio Lisboa, representante internacional da CUT, comemorou a decisão. "A inclusão do Brasil na lista é um reconhecimento da grande farsa que foi a reforma trabalhista, com argumentos de que promoveria emprego e a livre negociação", disse.

Em 2018, a OIT acabou não condenando o Brasil. Mas pediu que o governo fizesse uma análise do impacto da reforma e que Brasília explicasse como foram as consultas com sindicatos antes da adoção da reforma. Os sindicatos insistem que foram ignorados, enquanto o governo garante que todos foram ouvidos.

 



Fonte: SEEB Guaratinguetá
Sindicato dos Bancários de Guaratinguetá e Região 2024 - Todos os direitos reservados ®
SEDE: Rua Vigário Martiniano, 91 - Centro - Guaratinguetá (SP) | SUBSEDE: Rua Engenheiro Antônio Penido, 814 Sala 24 - Centro - Cruzeiro (SP)
Desenvolvimento: