- Boa noite - Quinta-Feira, 25 de abril de 2024                Busque:
Notícias
30/09/2019 - 09:32:44
COMO ESTÁ SUA SAÚDE EMOCIONAL?

Conheça os sintomas do adoecimento e saiba o momento de procurar ou oferecer ajuda.

Você se sente esgotado para exercer seu trabalho, se relacionar com família e amigos? Você sabe a hora de procurar auxílio profissional? Sabe qual médico procurar?

Depressão. Fobia. Pânico. Remédios. Problemas familiares. Ansiedade. Estresse. Tristeza. Insônia. Falta de concentração. Fadiga. Falta de apetite. Diminuição da auto-estima. Falta de humor. Ideias suicidas. Os trabalhadores bancários são campeões de consumo de anti-depressivos.

“O preconceito e a vergonha da própria pessoa em admitir que está doente, o medo de mostrar fragilidade, o estresse do dia a dia que agrava cada vez mais estas angústias, tornam a depressão uma epidemia muito grave e em escala global, e será em breve a maior causa de afastamentos do trabalho no mundo”. Se você, bancário, passa por sofrimento emocional, você pode ser acolhido e ressignificar sua vida profissional e pessoal. E o primeiro passo é reconhecer um processo de esgotamento, de falta de vitalidade, de energia. Seja para trabalhar, para a convivência familiar ou para encontro com amigos.

“O trabalhador precisa de auxílio médico quando ele começa a sentir que está incapacitado para o trabalho. Como quando ele começa a sentir que não tem mais condições, não tem mais energia vital para as atividades cotidianas dele. Quando ele começa a perceber que já não faz mais parte de uma rede de relacionamentos, ele se fecha demasiadamente em si e que ele então começa a perceber que a experiência de vida dele está alicerçada em sofrimento”.

A principal doença emocional reflexo das condições de trabalho, é a síndrome de Burnout e ela está atrelada à depressão. “A Síndrome de Burnout é um esgotamento profissional, esgotamento total da energia da pessoa. Ela está muito ligada à depressão. Quem desencadeia a síndrome de Burnout acaba desencadeando depressão, é algo similar.

O caminho da ajuda
Se você sente o esgotamento profissional e a falta de energia para família e amigos, você pode procurar um clínico geral para fazer a avaliação do encaminhamento médico adequado, que pode ser com um psicólogo, um psiquiatra ou até mesmo um endocrinologista. “Um psicólogo pode oferecer uma ajuda bastante importante para o paciente que está passando por algum tipo de sofrimento”. Já o endocrinologista, explica, pode verificar se a origem é hormonal e o psiquiatra avaliará a necessidade de medicação.

O Sindicato está preparado para te atender
As secretarias de saúde dos sindicatos atuam junto aos trabalhadores com atendimento que se estende para orientações sobre perícia, adiantamento de salário para inaptos, forma de devolução de valor após o recebimento do benefício, suspensão de pagamento de VA. Serviços de suporte para bancários para a área de saúde. Procure seu sindicato!









Fonte: SEEB Guaratinguetá
Sindicato dos Bancários de Guaratinguetá e Região 2024 - Todos os direitos reservados ®
SEDE: Rua Vigário Martiniano, 91 - Centro - Guaratinguetá (SP) | SUBSEDE: Rua Engenheiro Antônio Penido, 814 Sala 24 - Centro - Cruzeiro (SP)
Desenvolvimento: