- - Tera-Feira, 16 de abril de 2024                Busque:
Notícias
15/10/2019 - 09:00:22
ITAÚ: CIPEIRO É DEMITIDO POR TELEGRAMA EM SP

Após perseguição, trabalhador é informado do seu desligamento durante tratamento psiquiátrico.

O Itaú demitiu por justa causa um funcionário do ITM que havia sido eleito em abril deste ano para Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa). O trabalhador sofreu perseguições, chegando a necessitar de tratamento psiquiátrico, e só soube do seu desligamento por conta de um SMS informando sobre a homologação. Após ser eleito para a Cipa, o analista de TI foi chamado pelos gestores para realizar o fechamento contábil de agências.

Como a tarefa configuraria desvio de função, o que não é permitido pela NR5 para cipeiros, o bancário questionou a respeito da realização dessa função, recebendo, por isso, uma advertência. O trabalhador passou a sofrer pressão para aderir ao PDV. Como decidiu pela não adesão, sofreu nova tentativa de mudança de função dentro do setor.

Por conta das práticas abusivas, o funcionário desenvolveu transtornos psiquiátricos e fez denúncia ao ombudsman do banco. Poucos dias depois, foi chamado para uma reunião com seu gestor. A reunião foi feita com a inspetoria do banco, que o questionou sobre a assinatura de um documento o qual ele garantiu não ter conhecimento.

O bancário passou mal, foi levado até o ambulatório e suspenso no dia seguinte. Seus problemas psiquiátricos se agravaram, levando-o a um afastamento médico de 30 dias, com encaminhamento ao INSS pelo médico do trabalho do banco. No dia 24 de setembro, o bancário recebeu um SMS informando o horário do agendamento da homologação.

Ele, então, entrou em contato com o Sindicato, que procurou o Itaú, mas recebeu apenas uma resposta vaga. “O banco informou que a demissão havia sido comunicada por telegrama, mas o bancário não recebeu essa comunicação. Esse é o novo jeito Itaú, de demitir sem justificativa clara e por telegrama ou SMS, total falta de respeito com quem dedicou anos de trabalho ao banco”. O Sindicato de SP irá prestar todo apoio e atendimento jurídico necessários ao trabalhador.



Fonte: SP Bancários
Sindicato dos Bancários de Guaratinguetá e Região 2024 - Todos os direitos reservados ®
SEDE: Rua Vigário Martiniano, 91 - Centro - Guaratinguetá (SP) | SUBSEDE: Rua Engenheiro Antônio Penido, 814 Sala 24 - Centro - Cruzeiro (SP)
Desenvolvimento: