- - Quarta-Feira, 24 de abril de 2024                Busque:
Notícias
14/11/2019 - 09:09:35
PEC DE BOLSONARO E GUEDES DESOBRIGA PODER PÚBLICO DE CONSTRUIR ESCOLAS

Objetivo é ampliar ensino privado; trecho retira do Orçamento função de reduzir desigualdade regional.

O governo Jair Bolsonaro apresentou uma proposta que desobriga o poder público de expandir sua rede de escolas em regiões com carência de vagas para alunos. A equipe econômica quer ampliar a participação do ensino privado no país.

Atualmente, a Constituição afirma que o governo é obrigado a investir prioritariamente na expansão de sua rede pública de ensino quando houver falta de vagas. Este trecho será excluído da lei caso a proposta do minstro Paulo Guedes (Economia) seja aprovada. 

Esse objetivo é mantido na Constituição como “fundamental”, mas é retirado o instrumento que trata especificamente do direcionamento de recursos públicos para essa finalidade.

Lamentável! A população que vive afastada dos centros urbanos já tem enorme dificuldade de acesso às escolas, mesmo com a previsão desse acesso na Constituição. Se essa aberração dessa PEC passar, aí sim que esse povo não vai ver escola mesmo, já que não faz sentido para instituições privadas criarem escolas em lugares afastados, afima Claudio Vasques.



Fonte: SEEB Guaratinguetá
Sindicato dos Bancários de Guaratinguetá e Região 2024 - Todos os direitos reservados ®
SEDE: Rua Vigário Martiniano, 91 - Centro - Guaratinguetá (SP) | SUBSEDE: Rua Engenheiro Antônio Penido, 814 Sala 24 - Centro - Cruzeiro (SP)
Desenvolvimento: