- - Sábado, 20 de abril de 2024                Busque:
Notícias
05/12/2019 - 09:12:37
BANCOS PRIVADOS: DEMISSÃO IRREGULAR? O SINDICATO TE AJUDA.

Confira em quais casos os bancos não podem demitir o trabalhador e como o sindicato pode atuar nessas situações.

Quando um bancário é demitido, a atitude mais inteligente que ele pode tomar é procurar imediatamente o Sindicato dos Bancários de Guaratinguetá e Região. Isso porque a entidade possui uma estrutura sindical qualificada e capacitada para analisar cada caso, identificando inclusive possíveis irregularidades nos desligamentos sem justa causa.

Quando uma demissão é identificada como irregular (Gravidez,  síndrome do esgotamento profissional,  metas abusivas adoecimento mental tarja preta,  pós cirúrgico,  câncer, depressão,  estresse pós-traumático, ler/ dorts) – confira a baixo alguns exemplos que aconteceram com bancários nos últimos 4 anos. O Sindicato possui ferramentas capazes de reverter essa situação junto aos bancos, seja administrativamente ou pela via judicial. Vários trabalhadores demitidos irregularmente foram reintegrados após atuação do nosso sindicato.

Bancário, que teve a demissão revertida e está afastado: Após 18 anos de dedicação ao banco e 5 meses de afastamento devido a uma cirurgia, fui demitido! Procurei o Sindicato e fui muito bem acolhido. Recebi orientação precisa, consegui ser reintegrado e continuo recebendo acompanhamento constante, o que me deixa bastante confortável.

Bancária do Bradesco, que teve sua demissão revertida: As pessoas criticam muito o Sindicato, dizendo que não fazem nada! Mas elas deveriam conhecer melhor o trabalho realizado, não apenas nas greves, mas durante todo o ano no apoio aos bancários fragilizados devido a adoecimento no ambiente de trabalho.

Bancária do Bradesco, demitida irregularmente e reintegrada esse mês de dezembro: O Sindicato foi extremamente atencioso em um momento bem difícil da minha vida, quando o banco me virou as costas. Todo o suporte me dado foi essencial para que eu pudesse conseguir meu emprego de volta. Eu sempre fui sindicalizada, mas não tinha ideia do trabalho realizado. Agora, me sinto mais segura para enfrentar os problemas.

É prática frequente de bancos demitir funcionários com histórico de adoecimento. Por isso, reforçamos que, no dia- -a-dia, o trabalhador comunique oficialmente acidentes de trabalho e priorize sua saúde. Muitas vezes, por medo de retaliação, ele omite sua condição de doente. A orientação é que, no exame periódico, sejam relatadas todas as dores ou incômodos, para constar no histórico médico.

É função do Sindicato acolher os desligados, analisar as circunstâncias da demissão e tomar as medidas cabíveis. Por isso, é fundamental que o trabalhador nos procure e exija que sua homologação da rescisão seja realizada com o auxílio do Sindicato. Nós contamos com pessoas capacitadas para garantir que os direitos sejam respeitados. Em caso de irregularidade, também podemos agir administrativa ou judicialmente.

 

 

 



Fonte: SEEB Guaratinguetá
Sindicato dos Bancários de Guaratinguetá e Região 2024 - Todos os direitos reservados ®
SEDE: Rua Vigário Martiniano, 91 - Centro - Guaratinguetá (SP) | SUBSEDE: Rua Engenheiro Antônio Penido, 814 Sala 24 - Centro - Cruzeiro (SP)
Desenvolvimento: