- Boa noite - Tera-Feira, 16 de abril de 2024                Busque:
Notícias
26/12/2019 - 16:06:50
BANCÁRIO NÃO É OBRIGADO A PASSAR A CID PARA O BANCO

Tribunal Superior do Trabalho (TST) entende que esse tipo de informação viola garantias constitucionais.

Uma ação que vem se tornando corriqueira por parte dos bancos é a exigência de que o trabalhador passe informações sobre a Classificação Internacional de Doenças (CID) como requisito para validar atestados médicos e abono de faltas. A medida ultrapassa os limites da ética médica e do direito à inviolabilidade da intimidade, expondo o trabalhador de forma desnecessária.

Por conta disso, o Sindicato informa aos funcionários de que não são obrigados a fornecer estes dados. Esta decisão está amparada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) que entende que esta situação é ilegal e fere os direitos constitucionais do trabalhadores, em especial àqueles que protegem a intimidade e a privacidade dos cidadãos

De acordo com o TST, o sigilo na relação médico-paciente é um “direito inalienável do paciente, cabendo ao médico a sua proteção e guarda” e que o médico deve informar o CID somente se o paciente solicitar.

O Jurídico do Sindicato orienta que caso uma situação como esta venha a ocorrer. “O bancário que estiver passando por isso deve imediatamente nos procurar. O Sindicato irá tomar as devidas providências para que o profissional tenha sua privacidade preservada caso ele queira”




Fonte: SEEB Guaratinguetá
Sindicato dos Bancários de Guaratinguetá e Região 2024 - Todos os direitos reservados ®
SEDE: Rua Vigário Martiniano, 91 - Centro - Guaratinguetá (SP) | SUBSEDE: Rua Engenheiro Antônio Penido, 814 Sala 24 - Centro - Cruzeiro (SP)
Desenvolvimento: