- Bom dia - Terça-Feira, 16 de abril de 2024                Busque:
Notícias
05/02/2020 - 09:23:54
CAIXA: HOJE É O DIA DA MOBILIZAÇÃO

Em todo o país os empregados da caixa irão denunciar o ataque aos direitos dos trabalhadores e o desmonte do banco.

Colega empregado da CEF,
Estamos aqui mobilizados em defesa dos nossos direitos e do futuro da Caixa. As alterações propostas pela direção da Caixa estão provocando a redução do banco, do seu papel social e o desrespeito aos nossos direitos.
 
Pelo modelo proposto, o banco será direcionado para o aumento das vendas de produtos em seguros, cartões e outras áreas que o banco quer privatizar. Para o empregado, as mudanças que a empresa tem realizado estão causando problemas, como mudanças bruscas de atividades, cobranças de metas abusivas, descomissionamentos sumários, fim de postos de trabalho e transferências compulsórias.

Atualmente, o lucro da Caixa decorre cada vez menos das operações bancárias e mais da venda de ativos e de operações de tesouraria, como venda de títulos (TVM) e comercialização de ações ou com a imposição absurda de um teto de 6,5% para gastos com o Saúde Caixa. A nova reestruturação revela também a intenção em reduzir o papel social da Caixa. As mudanças não levam em conta todo o esforço dos empregados nem o sucesso obtido com o pagamento de FGTS, PIS, dentre outros programas sociais.

O banco vem sendo descapitalizado com os pagamentos do Instrumento Híbrido de Capital (IHCD). A devolução desse dinheiro implica, por exemplo, em mais cortes em programas como o Minha Casa Minha Vida, que está parado por falta de recursos. O programa deve ter o menor orçamento da história. O contingenciamento levou mais de 90% dos recursos autorizados.

A Caixa também vem recuando na oferta de crédito em áreas importantes para o país. Entre 2015 e 2019, houve uma redução de quase 71% no crédito para micro e pequenas empresas e de 30% no crédito agrícola. Com relação ao Fies, de 2015 a 2018, foi registrada uma queda de aproximadamente 71%. Defender o papel social da Caixa é defender o País, a geração de empregos e infraestrutura e os direitos dos empregados.

Nosso repúdio a posição da empresa que, mais uma vez, adota medidas prejudiciais aos trabalhadores sem discussão com as representações deles.



Fonte: SEEB Guaratinguetá
Sindicato dos Bancários de Guaratinguetá e Região 2024 - Todos os direitos reservados ®
SEDE: Rua Vigário Martiniano, 91 - Centro - Guaratinguetá (SP) | SUBSEDE: Rua Engenheiro Antônio Penido, 814 Sala 24 - Centro - Cruzeiro (SP)
Desenvolvimento: