- - Sbado, 27 de abril de 2024                Busque:
Notícias
26/03/2020 - 09:31:00
PANDEMIA REFORÇA IMPORTÂNCIA DO SUS

Sistema de saúde gratuito e universal pode ajudar Brasil a passar pela pandemia com menos danos à população e menor custo.

Uma pandemia sem precedentes nos últimos anos, que tem infectado milhares de pessoas ao redor do mundo e que nos últimos dias chegou a mais de 2000  caso no Brasil, reacendeu o debate sobre a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) e como defendê-lo. Com um sistema de saúde gratuito e universal, o Brasil tem passado pela epidemia com menos danos do que outros países, como os Estados Unidos. Por lá, os casos de coronavírus tiveram de escalar para a casa dos milhares para que o governo pudesse intervir de forma mais drástica. Atualmente, os custos de um teste para descobrir se um paciente está contaminado são altamente variáveis e ainda exorbitantes. De acordo com o MarketWatch, podem variar entre 1 mil dólares e 4 mil dólares, conforme o caso, e por isso a decisão governamental de arcar com estes custos para conter o surto. “Os Estados Unidos só se moveram no sentido de controlar a crise quando ela já estava incontrolável. Isso porque não há um sistema público de saúde como o SUS por lá e muitas pessoas acabam não buscando auxílio médico com medo dos custos, o que subdimensiona a epidemia e ajuda com que ela se alastre”, avalia o diretor de Saúde do Sindicato, Carlos Damarindo. Casos de sucesso –  Somadas, as medidas retardam o avanço da epidemia e assim impedem que o sistema de saúde fique sobrecarregado. Exemplos incluem Cingapura e Hong Kong e até mesmo Coréia do Sul e a China, que conseguiram reverter a tendência explosiva de crescimento da doença. Por aqui, o presidente tem ignorado as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do próprio Ministério da Saúde.



Fonte: SEEB Guaratinguetá
Sindicato dos Bancários de Guaratinguetá e Região 2024 - Todos os direitos reservados ®
SEDE: Rua Vigário Martiniano, 91 - Centro - Guaratinguetá (SP) | SUBSEDE: Rua Engenheiro Antônio Penido, 814 Sala 24 - Centro - Cruzeiro (SP)
Desenvolvimento: