- - Sexta-Feira, 19 de abril de 2024                Busque:
Notícias
01/04/2020 - 09:43:18
SANTANDER: TRABALHADORES DO GRUPO DE RISCO DEVEM FICAR EM CASA

Negociação entre a COE e o banco espanhol conquista garantia de segurança para trabalhadores.

Após negociação com a Comissão de Organização dos Empregados (COE), o Santander garantiu que bancários do grupo de risco ficarão em casa enquanto durar a pandemia provocada pelo novo coronavírus. Consideram-se pertencentes ao grupo de risco trabalhadores acima de 60 anos, diabéticos, hipertensos, cardíacos, asmáticos, em tratamento contra câncer ou com qualquer doença crônica ou imunodepressiva.

Estes trabalhadores devem apresentar relatório médico indicando em qual situação do grupo de risco ele está inserido. O documento não deve conter prazo, uma vez que não se trata de um atestado médico. Quem estiver no grupo de risco e porventura tenha apresentado um atestado com 14 dias deve procurar seus médicos e pedir um relatório sem data de retorno. Os bancários com mais de 60 anos e sem nenhuma das doenças estabelecidas devem apenas preencher a autodeclaração.

Outras medidas

Santander garantiu também que pertencentes ao grupo de risco que atuam em locais que foram fechados pelo banco e sua equipes estão em férias coletivas. Ou seja, ficam os 15 dias em férias coletivas e, findo este prazo, devem continuar em casa e apresentar o relatório médico sem prazo.

“Com estas medidas, todos os trabalhadores do grupo de risco estão à disposição para entrar em trabalho home office, a depender da função e disponibilidade do banco. Estas reivindicações feitas pelos representantes dos bancários têm como objetivo garantir segurança e bem-estar a todos neste momento crítico pelo qual estamos passando. Esta é uma das maiores preocupações do movimento sindical atualmente”, explicou Rita Berlofa, dirigente sindical e membro da COE.

Rita explica, também, que na ausência do relatório médico, os trabalhadores do grupo de risco devem preencher autodeclaração disponível na intranet. Porém, pode ser exigido que comprovem seu quadro clínico a qualquer momento.

“Cabe ressaltar que as pessoas no grupo de risco não terão qualquer desconto salarial para os dias não trabalhados”, completou Rita.

Procure o Sindicato

O Sindicato está monitorando todos os locais de trabalho e alertando os bancários. Como as informações estão sendo atualizadas constantemente, deixamos aqui nossos canais de comunicação.

Estou com um problema no meu local de trabalho ou seu banco não está cumprindo o acordado?
WhatsApp: (12) 98119.1129
Fale Conosco: http://www.bancariosgta.com.br/contato

 



Fonte: SEEB Guaratinguetá
Sindicato dos Bancários de Guaratinguetá e Região 2024 - Todos os direitos reservados ®
SEDE: Rua Vigário Martiniano, 91 - Centro - Guaratinguetá (SP) | SUBSEDE: Rua Engenheiro Antônio Penido, 814 Sala 24 - Centro - Cruzeiro (SP)
Desenvolvimento: