- - Sexta-Feira, 19 de abril de 2024                Busque:
Notícias
06/04/2020 - 09:23:59
QUARENTENA GARANTIDA E 13 º SALÁRIO ANTECIPADO

Fique ligado!

Em tempo de pandemia, os sindicatos dos bancários têm se reunidos com os bancos, desde o dia 12 de março, visando a adoção de medidas que assegurem condições de trabalho, impeçam a disseminação do novo coronavírus (COVID-19).

Em videoconferência com o Comando Nacional dos Bancários, realizada no último dia 30, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) assumiu compromisso em manter parte da categoria em quarentena (distanciamento social). Neste momento, mais de 230 mil bancários desempenham as funções diretamente de suas casas (home office). Uma medida, cabe lembrar, reivindicada pelos sindicatos e que respeita as orientações médicas e sanitárias. Nas agências, o atendimento é restrito aos serviços essenciais.

Medidas implementadas: Entre elas, cabe destacar, criação do comitê de crise, redução do fluxo de clientes e usuários no serviço de autoatendimento, garantia de emprego durante a pandemia (Itaú e Santander) e campanha de esclarecimento sobre o atendimento bancário. E mais: a pedido do Comando, o Banco Central autorizou as instituições financeiras a “ajustar o horário de atendimento ao público”. A medida foi emitida no dia 19 deste mês de março (Circular nº 3.991).

13º salário: Santander e Itaú irão antecipar o 13º total este mês de abril e o Banco do Brasil e Bradesco anunciaram a antecipação da primeira parcela do 13º salário neste mês de abril também. No BB, o crédito foi feito no dia 1º; no Bradesco será no dia 29. A Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), assegura o pagamento da primeira parcela do 13º salário no mês de maio; a segunda, em dezembro.

Mercantil do Brasil: compra de máscaras

Pressionado pelos sindicatos, o Banco Mercantil do Brasil autorizou as agências e unidades de atendimento a comprarem máscaras. O anúncio foi feito ontem (02/04). A reivindicação dos sindicatos tem amparo em novo protocolo do Ministério da Saúde, que recomenda no uso de máscaras não apenas por profissionais da saúde, mas também por aqueles que necessitem de reforço de barreira em função das atividades exercidas. Nas agências do Mercantil do Brasil é grande o fluxo de aposentados e beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), principalmente nos primeiros e últimos cinco dias úteis do mês.

Presidente do BB: tolices

O presidente do Banco do Brasil, Rubem Novaes, não para de dizer tolices. Enquanto o mundo luta contra a pandemia do novo coronavírus, o presidente do BB critica o distanciamento, o isolamento social. No dia 26 de março, afirmou: "Muita bobagem é feita e dita, inclusive por economistas, por julgarem que a vida tem valor infinito. O vírus tem que ser balanceado com a atividade econômica”, segundo a coluna Painel do jornal Folha de S. Paulo.

Fale com o Sindicato

A diretoria do Sindicato tem monitorado a implantação das medidas para impedir o contágio do novo coronavírus, bem como as orientações das autoridades médicas e sanitárias. O papel do Sindicato é fiscalizar os bancos e exigir respeito aos direitos da categoria, incluindo combate às metas abusivas e assédio moral.

Se no seu local de trabalho, os gestores não cumprem as regras estabelecidas na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e as orientações repassadas pela Fenaban, denuncie:
(12)98119.1129

 



Fonte: SEEB Guaratinguetá
Sindicato dos Bancários de Guaratinguetá e Região 2024 - Todos os direitos reservados ®
SEDE: Rua Vigário Martiniano, 91 - Centro - Guaratinguetá (SP) | SUBSEDE: Rua Engenheiro Antônio Penido, 814 Sala 24 - Centro - Cruzeiro (SP)
Desenvolvimento: