- Boa noite - Sexta-Feira, 26 de abril de 2024                Busque:
Notícias
21/06/2021 - 09:00:12
ITAÚ-UNIBANCO: CAMPANHA NACIONAL EM DEFESA DO EMPREGO

Fique ligado!

A Comissão Nacional de Organização dos Funcionários do Banco Itaú-Unibanco - COE, que assessora a CONTRAF/Federação de São Paulo e Mato do Grosso do Sul, vem debatendo o crescente número de desligamentos ocorridos no banco no último período e dado os encaminhamentos, com a realização de negociações específicas e diálogo com as entidades sindicais.

Os processos de reestruturação no Banco Itaú-Unibanco têm afetado diretamente os trabalhadores com o fechamento de agências, alteração nas funções, concomitantemente ao assédio moral causado pelos agressivos programas de metas estipulados pela direção da instituição, com o consequente adoecimento dos trabalhadores. Todas estas medidas da direção do banco elevam a carga de trabalho e ampliam a rotatividade nos postos de trabalho.

Em recentes reuniões, a COE/Itaú-Unibanco solicitou estudos para a criação de uma campanha em defesa do emprego no banco e, após debate e aprovação, apresentamos os materiais alusivos e as orientações para maximizar o alcance e os resultados.

Metas - O Itaú se comprometeu a reduzir os indicadores do Gera. Em caso de afastamento do funcionário, por questões de Covid19, fica garantido a pontuação mínima diária. No fechamento de agência, por questões de Covid-19 , fica garantido a pontuação mínima diária.

Banco de horas negativas - O banco informou que houve uma redução de 18%, ou seja quase mil trabalhadores já quitaram o banco de horas, e não descartou a possibilidade de prorrogação do prazo para quitação das horas.

Demissões - O banco informou estar passando por um processo de transformação a longo prazo e justificou os desligamentos devido à busca de um novo perfil. Por outro lado, o banco também informa que está contratando mais do que demitindo.

“Sobre as demissões, o Sindicato cobrou do banco a realocação dos trabalhadores ao invés de colaborar com o desemprego no país durante a pandemia. Também foi questionado ao banco qual o novo perfil que se espera para se trabalhar na instituição. Reivindicamos também que não haja demissões durante a pandemia, bem como a suspensão das metas”.



Fonte: Seeb Guaratinguetá
Sindicato dos Bancários de Guaratinguetá e Região 2024 - Todos os direitos reservados ®
SEDE: Rua Vigário Martiniano, 91 - Centro - Guaratinguetá (SP) | SUBSEDE: Rua Engenheiro Antônio Penido, 814 Sala 24 - Centro - Cruzeiro (SP)
Desenvolvimento: