- - Tera-Feira, 16 de abril de 2024                Busque:
Notícias
05/07/2021 - 09:37:50
CONQUISTA! SINDICATO DE GUARATINGUETÁ GANHA AÇÃO COLETIVA CONTRA BB

Mais uma conquista do Sindicato: Horas extras e reflexos nos DSR'S de Bancários Sindicalizados de Lorena.

Juiz da Vara do Trabalho de Lorena/SP homologou o direito ao pagamento de horas extras e os reflexos no DSR'S para bancários que trabalharam em Lorena como assistentes A.

Ação Coletiva do Sindicato de 2011 que foi paga agora em maio de 2021. Na sentença, o magistrado reconheceu que funcionários do BB que ocupavam o cargo de assistente A, entre julho de 2012 e setembro de 2017, estavam abrangidos pelo art. 224 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que determina que a duração da jornada de trabalho em instituições financeiras é de “seis horas continuas nos dias úteis, com exceção dos sábados, perfazendo um total de 30 horas de trabalho por semana”.

“É um grande avanço para os bancários sindicalizados. O departamento jurídico do Sindicato já entrou com várias ações semelhantes e essa é a segunda sentença favorável à categoria na base contra o BB. A expectativa é que consigamos mais avanços com as 35 ações coletivas que temos contra os bancos.

Além do pagamento do tempo excedente da jornada como horas extras, o magistrado também determinou que a decisão tenha reflexos nos demais direitos trabalhistas como férias; 13º salário; depósitos do FGTS; e contribuições previdenciárias.

O pagamento da ação judicial somaram mais de R$ 300 mil, entre créditos trabalhistas, juros, reflexos no FGTS, créditos previdenciários e honorários advocatícios e já foram efetuados aos funcionários em questão mediante o Jurídico do Sindicato.

“A instância jurídica é uma forma de buscar direitos, mas somente a organização e mobilização garantem de fato avanços para a categoria. A conquista da jornada de seis horas começou em 1930 com greve e a posição do Sindicato é que todos os bancários cumpram jornada de seis horas diárias, comissionados ou não”, enfatiza o Presidente Claudio Vasques.

"Conquista que demonstra a importância da categoria ter ao seu lado uma entidade representativa atuante e combativa e de ser sindicalizado", reafirma Claudio Vasques.

 



Fonte: Seeb Guaratinguetá
Sindicato dos Bancários de Guaratinguetá e Região 2024 - Todos os direitos reservados ®
SEDE: Rua Vigário Martiniano, 91 - Centro - Guaratinguetá (SP) | SUBSEDE: Rua Engenheiro Antônio Penido, 814 Sala 24 - Centro - Cruzeiro (SP)
Desenvolvimento: