- Bom dia - Quinta-Feira, 28 de maro de 2024                Busque:
Notícias
25/02/2016 - 09:08:59
COMANDO NACIONAL APROVA RESOLUÇÃO POLÍTICA E CALENDÁRIO PARA 2016

Representantes dos trabalhadores se reuniram nos dias 22 e 23 em SP.

O Comando Nacional dos Bancários definiu nesta terça-feira, 23 de fevereiro, o calendário de atividades da Campanha Nacional 2016. Além disso, os representantes dos trabalhadores avaliaram a conjuntura e aprovaram resolução política de atuação, posicionando a categoria em assuntos como Reforma da Previdência, taxa de juros, crédito, autonomia do Banco Central e combate à corrupção.

Resolução Política do Comando Nacional dos Bancários
O Comando Nacional dos Bancários, reunido nos dias 22 e 23 de fevereiro de 2016, em São Paulo, avaliou a conjuntura nacional e tomou o seguinte posicionamento:

- Reafirmamos nossa posição de não aceitar a retirada de direitos dos trabalhadores em projetos que tramitam no Congresso Nacional ou em qualquer outra esfera.

- Entendemos que a prioridade do governo não tem de ser a Reforma da Previdência e sim promover mudanças na política econômica para a retomada do crescimento, com políticas de ampliação do crédito e geração de emprego e renda. Não vamos aceitar retrocessos como a idade mínima para a aposentadoria ou equiparação entre homens e mulheres do tempo de vida exigido para obter o benefício.

- Repudiamos essa prática de juros altos e extorsivos cobrados pelos bancos e defendemos a redução da taxa Selic, que nos patamares atuais só contribui para o fortalecimento do rentismo, retirando dinheiro do orçamento público (em saúde, educação e políticas sociais) para colocar no bolso do setor financeiro.

- Somos contrários ao projeto de lei que prevê a independência do Banco Central do Brasil e tem a intenção de subordiná-lo aos interesses do mercado financeiro e não ao povo brasileiro.

- Defendemos o combate à corrupção, de forma contínua e indiscriminada, em sua maioria decorrente do financiamento empresarial de campanha, que atinge partidos do governo e da oposição. E repudiamos as tentativas golpistas de impeachment que visam apenas desestabilizar o país e aprovar essa pauta de retrocessos sociais e retirada de direitos, derrotada nas eleições de 2014.

O Comando Nacional dos Bancários continuará em ação permanente para impedir que sejam aprovados projetos contrários aos interesses da classe trabalhadora, a exemplo da pauta conservadora em tramitação no Legislativo, como o PL da terceirização e o PLS 555 que ameaça empresas públicas e visam acabar com direitos trabalhistas e sociais.

Chamamos a unidade da classe trabalhadora e convocamos também toda a militância a participar, no dia 31 de março, da Marcha à Brasília pela retomada dos investimentos públicos, em defesa da produção, de salários e empregos de qualidade no Brasil, garantindo contrapartidas sociais e combatendo a especulação e os abusos do sistema financeiro, contra a retirada de direitos, em defesa da democracia, contra a investida do projeto neoliberal.

Comando Nacional dos Bancários


Calendário
O Comando Nacional dos Bancários também definiu as principais datas da organização da Campanha Nacional 2016 e demais mobilizações. Confira: 

01/03 - Mobilização contra o PLS 555 (Senado Federal)
02/03 - Dia Nacional de Lutas na Caixa
31/03 - Marcha à Brasília
13 e 14/05 - Encontro Nacional dos Financiários
14/05 a 05/06 - Encontros Regionais de banco públicos e privados
20/05 a 03/07 - Conferências Regionais e Estaduais dos Bancários
07 e 08/06 - Encontro Nacional de Bancos Privados
17 a 19/06 - Encontro Nacional de Bancos Públicos (BB e Caixa)
15 a 17/07 - Conferência Nacional dos Bancários



Fonte: Contraf
Sindicato dos Bancários de Guaratinguetá e Região 2024 - Todos os direitos reservados ®
SEDE: Rua Vigário Martiniano, 91 - Centro - Guaratinguetá (SP) | SUBSEDE: Rua Engenheiro Antônio Penido, 814 Sala 24 - Centro - Cruzeiro (SP)
Desenvolvimento: