- Bom dia - Sexta-Feira, 29 de março de 2024                Busque:
Notícias
22/04/2016 - 09:02:16
ACONTECEU NO DIA 14/04 O ENCONTRO COM O COMANDO EXECUTIVO DO EMPREGADO DA CAIXA (CEE/CX)

Negociação Permanente: No encontro, o tema mais debatido foi a reestruturação implementada pela Caixa

ENCONTRO COM O COMANDO EXECUTIVO DO EMPREGADO DA CAIXA (CEE/CX)

No encontro, o tema mais debatido foi a reestruturação implementada pela Caixa. As entidades avaliaram que o processo contribui para o enfraquecimento da empresa e que é preciso reforçar a mobilização em defesa da Caixa 100% pública e seu fortalecimento para ajudar na retomada do crescimento do país. Outro ponto destacado, foi o clima de apreensão nas unidades por conta da falta de transparência sobre os impactos da reestruturação. Foram debatidos ainda os demais pontos da pauta da negociação permanente.

NEGOCIAÇÃO PERMANENTE

A reunião com a Caixa Econômica Federal aconteceu na quinta-feira, 14 de abril. Foram debatidos oito pontos: reestruturação, contratações, Funcef, Sipon, adiantamento odontológico, licença paternidade, retirada de função de gestantes e promoção por merecimento.

Reestruturação-  A CEE/Caixa voltou a cobrar informações sobre o processo instalado no banco no dia 10 de março e reafirmou que o clima é de total apreensão nas unidades por conta da falta de informações claras sobre os efeitos das medidas adotadas pela empresa e a garantia dos direitos dos trabalhadores atingidos. Os representantes do banco informaram que a reestruturação está sendo feita por etapas. Eles alegaram que também não têm informações sobre os próximos passos e que a rede não será afetada no momento, a não ser para receber profissionais que sejam remanejados para as agências. Os empregados questionaram também a redução das GIRETs, pois pode comprometer a conformidade das operações, trazendo insegurança para os empregados e gestores. A extinção de quatro GIPES, também anunciada, vai na contramão da reivindicação dos empregados que é a ampliação das áreas de pessoas nas filiais. Um dos problemas dessa medida é precarizar ainda mais a gestão do Saúde Caixa e dos programas de Saúde do Trabalhador. As entidades defenderam a suspensão do processo e a abertura de diálogo com os empregados. 

Contratação- Os interlocutores do banco reafirmaram que não há qualquer expectativa de convocação de novos concursados e que as convocações feitas recentemente são apenas para atender determinações judiciais de ações individuais ou para preencher vagas já previstas no edital e que não haviam sido preenchidas.  

Funcef- A Caixa concordou com a formação de um grupo de trabalho, com representantes da empresa, dos empregados e da Funcef para discutir o contencioso do fundo de pensão e outros temas de interesse dos participantes. No dia 29 de março, a CEE/Caixa entregou ofício à direção da empresa com uma série de reivindicações referentes à Fundação. O grupo será formado no prazo de 30 dias. 

Adiantamento odontológico/assistencial- A Caixa apresentou à CEE proposta de substituição ao adiantamento odontológico, que havia sido suspenso pela própria empresa desde abril de 2015. Foi proposta a inclusão de todos os procedimentos previstos no normativo do financiamento como cobertura do Saúde Caixa. Pela proposta, os novos procedimentos não entrariam na regra do teto anual de coparticipação, atualmente de R$ 2.400,00. A representação dos empregados não concordou com essa restrição. Diante do impasse, para que não haja mais demora na retomada dos procedimentos, ficou acertado o início da cobertura a partir do dia 2 de maio, com a continuidade do debate na mesa permanente para buscar uma alternativa, para a superação do conflito sobre o teto, até o final do mês de junho.

Promoção por mérito- A CEE/Caixa cobrou o debate sobre as regras para promoção por mérito para 2016. Conforme o Acordo Coletivo a definição desses critérios deve ser feita por uma comissão bipartite (Contraf/Caixa). A empresa disse que poderá fazer essa reunião no dia 25 ou 29 de abril e solicitou que a CEE indique seus representantes.

Horas negativas- A Comissão voltou a cobrar do banco o fim dessa prática, que constitui descumprimento do Acordo Coletivo, que não prevê banco de horas.  A Caixa afirmou que não é orientação da empresa e comprometeu-se a enviar um comunicado a todos os gestores orientando para que não ocorra acúmulo de horas negativas.

Sipon-  A CEE denunciou, mais uma vez, que o sistema de ponto eletrônico vem sendo fraudado, o que gerou fiscalização e autuação do Ministério do Trabalho no Estado de São Paulo. A Caixa comprometeu-se a providenciar junto à área de TI atualizações a fim de inibir tais práticas. A empresa também informou que está adotando uma nova plataforma (SailPoint) que permitirá maior controle do Sipon com a interligação de todos os sistemas a partir de 2017.

Licença Paternidade- A Caixa informou que a ampliação da licença para 20 dias ainda não foi adotada, como prevista em lei recentemente sancionada, porque há detalhes da regulamentação pendentes. A Comissão, por sua vez, lembrou que outras instituições já estão concedendo o benefício para seus empregados, e que a Caixa, que sempre esteve na vanguarda na implantação de benefícios sociais, tem condições de adotar a medida imediatamente.

Descomissionamento- A CEE também informou que tem recebido denúncias de que mulheres grávidas estão perdendo funções por causa da gravidez. A Caixa disse que receberá as denúncias e examinará caso a caso, porque esta não é uma orientação da empresa.

Agência Digital- A CEE/Caixa cobrou esclarecimentos sobre a implantação da Agência digital e Caixa Minuto. O banco ficou de encaminhar uma resposta à comissão.

Nova negociação- Ficou agendada para o dia 25 de maio nova reunião da mesa permanente.

 

AVALIAÇÃO

A CEE/Caixa avalia que devido a mobilização foi possível obter alguns avanços na mesa permanente. Por isso, a orientação é de intensificar as reuniões nos locais de trabalho.

Preocupa a falta de perspectiva de contratação. Conforme divulgado pela Caixa o Plano de Apoio à Aposentadoria (PAA) contou com 1.793 adesões, o que aponta para o agravamento dos problemas existentes hoje nas unidades com sobrecarga de trabalho e pressão por cumprimento de metas.

A Comissão entende que é preciso ampliar o debate sobre o papel social da Caixa, além dos impactos da reestruturação e enxugamento do quadro de pessoal no futuro da empresa. A orientação é continuar pressionando a Caixa para suspender as medidas que iniciou em 10 de março.

 

ENCAMINHAMENTOS

Na reunião ampliada da CEE/Caixa, foi definida a realização de um seminário nos dias 3 e 4 de maio, em Brasília, com a participação das entidades sindicais e do movimento associativo, tendo como eixos centrais de discussão:  Caixa 100% Publica, fortalecimento da Caixa, Contratações e reestruturação.

Quanto a reestruturação, a orientação é que fica a critério de cada sindicato decidir se entrará na justiça contra a Caixa. A CEE solicita que as entidades que ingressarem com ação judicial informem o andamento dos processos.

A CEE também atendeu solicitação dos empregados da área social da Caixa para participar da próxima reunião preparatória, no dia 24 de maio.

Atenciosamente,

Claudio H Guedes Vasques
Presidente



Fonte: FEEB SP/MS.
Sindicato dos Bancários de Guaratinguetá e Região 2024 - Todos os direitos reservados ®
SEDE: Rua Vigário Martiniano, 91 - Centro - Guaratinguetá (SP) | SUBSEDE: Rua Engenheiro Antônio Penido, 814 Sala 24 - Centro - Cruzeiro (SP)
Desenvolvimento: