- - Sbado, 20 de abril de 2024                Busque:
Notícias
09/05/2016 - 10:38:22
CAIXA FEDERAL INTERROMPE REESTRUTURAÇÃO

A mobilização agora é pela reversão das medidas implementadas no período

Em mensagem eletrônica à coordenadora da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa), Fabiana Matheus, a Caixa Federal afirma: “não há cronograma ou definições para outras etapas do Caixa + Forte que alcancem centralizadoras e filias”. Em outras palavras, a reestruturação iniciada no último dia 10 de abril, sem debate algum com os representantes dos empregados, foi interrompida. A mobilização agora é pela reversão das medidas implementadas no período.

Segundo ainda a citada mensagem eletrônica, o que foi realizado até o momento priorizou a reestruturação da Matriz, já concluída, bem como das filiais de Retaguarda, de Pessoas, de Promoções Comerciais e de Marketing e Comunicação, agora em maio. A Caixa Federal informou ainda que 653 empregados foram movimentados, mas assegurou que operou, entre os dias 9 de março e 15 de abril, condições especiais para as realocações. No total, também de acordo com a citada mensagem eletrônica, houve a redução de 532 postos de trabalho na Matriz.

Histórico

O modelo de reestruturação começou a ser elaborado no final de novembro de 2015. Em janeiro, questionada pela CEE/Caixa, a Gerência Nacional de Informações Corporativas e Negociações (GEING) disse não haver “informação oficial” sobre mudanças nas Gerências de Filiais de Retaguarda de Agência (GIRET). Mas no último dia 10 de março, em uma reunião curta e sem dar muitos detalhes, a presidente Miriam Belchior anunciou as medidas.

Após pedido do Sindicato dos Bancários de Brasília (DF), o Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região suspendeu, em caráter liminar, a reestruturação no DF, no último dia 21 de março. A primeira grande mobilização contra o processo aconteceu no dia 24 do mesmo mês de março, com a participação de empregados e entidades em todo o Brasil. Em negociação realizada no dia 14 de abril último os representantes dos trabalhadores criticaram a forma como tudo foi conduzido. Durante esse período, vários outros sindicatos entraram com ações na Justiça contra as medidas.



Fonte: FENAE
Sindicato dos Bancários de Guaratinguetá e Região 2024 - Todos os direitos reservados ®
SEDE: Rua Vigário Martiniano, 91 - Centro - Guaratinguetá (SP) | SUBSEDE: Rua Engenheiro Antônio Penido, 814 Sala 24 - Centro - Cruzeiro (SP)
Desenvolvimento: