- Boa tarde - Tera-Feira, 23 de abril de 2024                Busque:
Notícias
30/05/2016 - 09:13:05
REUNIÃO DA COE ITAÚ DISCUTE IMPLANTAÇÃO DO GT DE SAÚDE, RETORNO DOS AFASTADOS E DEMISSÕES

Nesta quarta-feira (25), a Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB-SP/MS) participou de reunião da COE Itaú Unibanco, realizada na sede da Contraf-CUT, em São Paulo

A reunião abordou a implementação do GT de Saúde e Condições de Trabalho, as demissões que vêm ocorrendo por todo o país por conta de reestruturações e fechamento de agências, priorizando a abertura de agências digitais, conforme estratégia já anunciada pelo banco e a consequente contratação de novos profissionais, ao invés do remanejamento; também o alto de nível de endividamento entre os funcionários que retornam do afastamento, devido à negativa do INSS em conceder o auxílio-doença na continuidade do afastamento, que os obriga a contrair empréstimos e também, a realização do Encontro Nacional dos Funcionários do Itaú Unibanco, que acontece nos próximos dias 07 e 08 de junho, em São Paulo e que irá discutir questões, como emprego, saúde e condições de trabalho e remuneração e as prioridades dos trabalhadores do banco, identificadas pelos dirigentes nos encontros preparatórios.

A COE Itaú Unibanco decidiu ainda, realizar no dia 01/06, um Dia Nacional de Luta contra as demissões e fechamentos das agências.

GT Saúde e Condições de trabalho

Formalizado em reunião realizada na última terça-feira (24), que também contou com a participação da Federação, representada nas duas ocasiões por Walmir Gomes, diretor da FEEB-SP/MS.

De acordo com Walmir, a instalação do GT representa grande avanço nas relações entre os representantes do banco e dos trabalhadores, possibilitando discussões e negociações que envolvam saúde e condições de trabalho em um menor espaço de tempo. A implementação da cláusula 57 da CCT dos bancários, que trata da implantação da CIPA nos locais de trabalho voltados para os atendimentos digitais também será uma das importantes questões a serem tratadas.

“A implantação desse GT é um grande avanço, principalmente por que está sendo a primeira vez que um banco se dispõe a discutir o tema saúde e condições de trabalho, a partir de uma comissão bipartite”, explica Walmir.

O grupo se reunirá quinzenalmente e a próxima reunião está agendada para 09 de junho.



Fonte: FEEB SP/MS.
Sindicato dos Bancários de Guaratinguetá e Região 2024 - Todos os direitos reservados ®
SEDE: Rua Vigário Martiniano, 91 - Centro - Guaratinguetá (SP) | SUBSEDE: Rua Engenheiro Antônio Penido, 814 Sala 24 - Centro - Cruzeiro (SP)
Desenvolvimento: