- - Sexta-Feira, 19 de abril de 2024                Busque:
Notícias
23/06/2016 - 09:33:47
PLS 555 SERÁ LEVADO AO SUPREMO

O chamado Estatuto das Estatais foi aprovado pelos senadores na terça 21/06.

O QUE FOI ASSEGURADO NO PLS 555

As estatais, como a Caixa, estão desobrigadas de se tornarem sociedades anônimas. As empresas mistas, como o BB, poderão manter suas ações preferenciais. O Estatuto não se aplica a empresas com receita operacional bruta inferior a R$ 90 milhões, beneficiando a maioria das instituições públicas. Apenas empresas já listadas na Bolsa de Valores poderão comercializar 25% de suas ações ao mercado.

RETROCESSOS

As empresas listadas na Bolsa de Valores têm 10 anos para comercializar 25% de suas ações. Assim foi rejeitada indicação da Câmara de o prazo ser de 25 anos e de estatais municipais e estaduais serem excluídas da obrigação. 25% dos cargos nos Conselhos de Administração das estatais serão destinados a conselheiros independentes. As estatais terão restrição orçamentária para investir em publicidade de produtos.

MOBILIZAÇÃO CONTINUA

Mesmo que a Adin contra o PLS 555 seja acatada, os trabalhadores têm de se manter mobilizados diante das investidas contra os bancos públicos e os fundos de pensão – cujo PLP 268 está para ser votado em regime de urgência na Câmara.

“Nos congressos dos bancários da Caixa e do BB foi definida prioridade à defesa dessas instituições tão essenciais ao desenvolvimento do país. Assim, não podemos baixar a guarda e vamos resistir até que esse risco seja afastado definitivamente.”



Fonte: SP Bancários
Sindicato dos Bancários de Guaratinguetá e Região 2024 - Todos os direitos reservados ®
SEDE: Rua Vigário Martiniano, 91 - Centro - Guaratinguetá (SP) | SUBSEDE: Rua Engenheiro Antônio Penido, 814 Sala 24 - Centro - Cruzeiro (SP)
Desenvolvimento: