- Bom dia - Quinta-Feira, 28 de maro de 2024                Busque:
Notícias
23/06/2016 - 09:40:03
SINDICATO COBRA MAIS CONTRATAÇÕES DO ITAÚ

Reivindicamos em negociação o aprimoramento do Centro de Realocação de funcionários para evitar demissões

 

Agências e departamentos com falta de funcionários, trabalhadores tensos com receio de demissão foram algumas das denúncias apresentadas pela COE (Comissão de Organização dos Empregados) à direção do Itaú em negociação específica sobre emprego, realizada na terça-feira 21.

Para ter noção da seriedade do problema, basta averiguar o balanço do banco do primeiro trimestre deste ano: em 12 meses foram eliminados 2.902 postos de trabalho.

Os dirigentes sindicais enfatizaram a necessidade de cessarem as demissões e da contratação de mais funcionários, principalmente para as agências. “Há locais com pouquíssimos bancários. Isso sobrecarrega os trabalhadores e os deixam sujeitos a adoecimento, além de comprometer o atendimento à população.

Os representantes do Itaú afirmaram que muitos saíram por pedido de demissão, que está havendo redução no “turn over” e que muitas pessoas foram para outros setores por meio do Centro de Realocação.

“O turn over tem como finalidade apenas e tão somente a redução de salários das pessoas, dispensando mais antigos e ‘trocando’ por mais novos”. “Já o Centro de Realocação deve ser aprimorado e ter como objetivo principal evitar demissões. Se isso ocorresse, com certeza não haveria tantos cortes nos últimos meses.”

A COE também reivindicou o fim das demissões por justa causa, muitas delas reflexo da política desumana de cobrança de metas e do assédio moral. “Nesse caso, também alertamos as pessoas a não aceitarem pressão que desobedeçam normas do banco que provoquem esse tipo de dispensa. Se isso ocorrer, elas devem denunciar”.

O Itaú ficou de analisar e se posicionar também sobre outras duas reivindicações dos trabalhadores. Uma delas é em função de o bancário receber advertência por motivos considerados banais – como ficar alguns minutos a mais no local de trabalho após assinalar o fim da jornada – e que têm gerado demissões.

A outra diz respeito à transferência unilateral de bancários para locais distantes de suas residências. Essa situação gera transtornos no convívio familiar e para quem estuda.

Atec – Haverá nova reunião específica para tratar das demissões na Atec (Área de Tecnologia).

 



Fonte: SP Bancários
Sindicato dos Bancários de Guaratinguetá e Região 2024 - Todos os direitos reservados ®
SEDE: Rua Vigário Martiniano, 91 - Centro - Guaratinguetá (SP) | SUBSEDE: Rua Engenheiro Antônio Penido, 814 Sala 24 - Centro - Cruzeiro (SP)
Desenvolvimento: