- - Sbado, 20 de abril de 2024                Busque:
Notícias
26/07/2016 - 12:33:30
LUTA POR RESPEITO E VALORIZAÇÃO NO SANTANDER

Funcionários do banco espanhol fazem Dia Nacional de Luta nesta terça-feira 26/07

Para cobrar avanços nas discussões sobre o acordo específico Bancários do Santander protestarão em diversos locais de trabalho nesta terça-feira 26, Dia Nacional de Luta. A manifestação, orientada pela Comissão de Organização dos Empregados (COE), é para pressionar o banco espanhol a apresentar propostas concretas que atendam às reivindicações dos funcionários para o Acordo Aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).


A pauta específica foi entregue à instituição financeira em 12 de maio. Desde lá já ocorreram seis rodadas de negociação. Na última, em 16 de julho, diante da falta de avanços, os representantes dos trabalhadores suspenderam os debates.


“É um desrespeito o Santander estar há tanto tempo com nossas propostas e não apresentar nada de efetivo. Só retomaremos a mesa quando o banco mudar de postura e apresentar proposta concreta aos funcionários de agências e dos complexos administrativos”.

A maioria das reivindicações é de cunho social e para melhorar as condições de trabalho. “São questões como a revisão da política de metas, empréstimo de férias parcelado, mudanças nas regras do convênio médico, bolsas de estudo. Também queremos direitos similares aos dos funcionários na Espanha, que dificilmente são demitidos, e também contratação de mais bancários.”

Falta valorização – Com base no balanço do primeiro trimestre deste ano (o do primeiro semestre deve ser divulgado na quarta 27), a coordenadora da COE reforça que a instituição financeira tem condições de atender as reivindicações dos funcionários.

Nos primeiros três meses, o lucro líquido foi de R$ 1,66 bilhão, crescimento de 1,7% em 12 meses e de 3,3% em relação ao mesmo período de 2015. Segundo o presidente da instituição no Brasil, Sérgio Rial, o resultado em grande parte foi conquistado pela fidelização de clientes antes inativos e a incorporação de novos correntistas. “Ou seja, isso é resultado direto do empenho de cada trabalhador. Então por que não os reconhecer da forma como merecem?”.

“Os funcionários do Santander são os únicos entre os bancários de instituições privadas que têm um acordo aditivo, que reúne vários avanços. É importante defendê-lo e lutar para que seja ainda mais valorizado. E isso passa pela adesão de todos nos protestos“. 

 



Fonte: SP Bancários
Sindicato dos Bancários de Guaratinguetá e Região 2024 - Todos os direitos reservados ®
SEDE: Rua Vigário Martiniano, 91 - Centro - Guaratinguetá (SP) | SUBSEDE: Rua Engenheiro Antônio Penido, 814 Sala 24 - Centro - Cruzeiro (SP)
Desenvolvimento: