- - Quarta-Feira, 24 de abril de 2024                Busque:
Notícias
02/09/2016 - 08:47:12
BANCOS QUEREM CONFUNDIR A CATEGORIA

Itaú, Bradesco e Santander enviam comunicado aos bancários defendendo proposta de reajuste vergonhosa para um setor que lucra tanto.

Não se deixe manipular, informe-se com o Sindicato

 

Itaú, Bradesco e Santander enviaram comunicados a seus funcionários tentando defender o indefensável: os 6,5% de reajuste oferecido pela Fenaban (federação dos bancos), que não cobrem nem a inflação de 9,57% (INPC entre setembro de 2015 a agosto de 2016). “Eles estão tentando confundir os trabalhadores, mas bancário não é bobo e sabe fazer conta. Sabe também que para um setor que lucra, e muito, mesmo na crise, essa proposta é vergonhosa”.


O que é bom para banqueiros – que, apesar do lucro, demitem, terceirizam e defendem medidas nefastas para o país – não pode ser bom para os trabalhadores. “Os bancários que tiverem dúvidas devem se informar com dirigentes, pelo site ou facebook do Sindicato.”

Bradesco – O Bradesco afirmou em nota que os 6,5% de reajuste é superior à inflação projetada para os próximos 12 meses. “A afirmação é enganosa: os trabalhadores não negociam baseados no futuro, mas sim no que perderam nos 12 meses anteriores”, observa a diretora executiva do Sindicato e funcionária do Bradesco Neiva Ribeiro. “Tanto que reivindicam reajuste de 14,78% [reposição da inflação, mais 5% de aumento real]”.


Itaú – A nota do Itaú fala em transparência para, em seguida, tentar confundir os bancários ao somar o abono oferecido pela Fenaban, de R$ 3 mil, com o reajuste proposto pelos bancos. “Abono é dado uma única vez. Não é incorporado ao salário e não incide sobre férias, 13º, VA, VR... Então não dá pra somar abono e reajuste e dizer que isso cobre a inflação”, explica Marta Soares, que é funcionária do Itaú.

Santander – “O presidente do Santander deu mais uma bola fora”, declara a diretora executiva do Sindicato e funcionária do banco espanhol Maria Rosani, referindo-se à carta que Sérgio Rial enviou aos funcionários. “Ele tenta convencer os bancários de que devem aceitar essa proposta rebaixada porque o Santander está sofrendo as consequências da crise, quando sabemos que o banco apresenta sucessivos lucros. Não há crise para o Santander e não há crise para o setor bancário.”

 



Fonte: SP Bancários
Sindicato dos Bancários de Guaratinguetá e Região 2024 - Todos os direitos reservados ®
SEDE: Rua Vigário Martiniano, 91 - Centro - Guaratinguetá (SP) | SUBSEDE: Rua Engenheiro Antônio Penido, 814 Sala 24 - Centro - Cruzeiro (SP)
Desenvolvimento: