- Bom dia - Quinta-Feira, 28 de maro de 2024                Busque:
Notícias
23/09/2016 - 09:03:06
GREVE ATINGE CORAÇÃO DO BRADESCO, A CIDADE DE DEUS

Trabalhadores da matriz aderem à paralisação nacional da categoria

Proposta de reajuste rebaixado, falta de auxílio-educação e temor por mudanças na aposentadoria são combustíveis que alimentam a insatisfação


O coração do Bradesco, a Cidade de Deus, deixou de pulsar nesta quinta 22. Isso porque os cerca de 12 mil trabalhadores do local, entre bancários e terceirizados, cruzaram os braços, engrossando o 17º dia da greve nacional da categoria.


A concentração abriga setores estratégicos como call center, tecnologia, retaguarda da rede de agências e operações de crédito.

60 mil bancários em greve: parou geral!


E muitas são as razões que levam os funcionários do Bradesco a aderirem à paralisação, entre elas o índice rebaixado oferecido pela federação dos bancos (Fenaban): 7%, que nem sequer repõe a inflação de 9,62% (INPC) para salários e vales refeição e alimentação; a ausência de auxílio-educação – o Bradesco é o único entre os cinco maiores bancos que não oferece bolsas de estudo aos funcionários –; e a dificuldade de manter o plano de saúde na aposentadoria.

VA e VR – Com mais de 20 anos de banco, um funcionário oriundo do Mercantil de São Paulo (comprado pelo Bradesco) revela que mesmo juntando os valores dos vales refeição e alimentação não dá para a compra mensal de supermercado. “Tenho esposa e uma filha pequena. Compramos o básico do básico e não dá para o mês todo. O ideal é que fosse uns R$ 1.500, ao menos”, afirma.


Bolsas – Uma funcionária, também com vários anos de Bradesco, diz que a irmã, bancária de outra instituição financeira, faz pós-graduação com parte da mensalidade custeada pela empresa. “Gostaria muito de voltar a estudar, mas sem esse tipo de incentivo não dá. Sei que o Sindicato sempre cobra do Bradesco que faça algo parecido. E não entendo porque o banco nega. É um investimento na gente, mas que seria revertido na nossa qualidade de trabalho. Todos ganhariam”.


Não tem arrego –
 “Nossa greve é cada vez mais forte e não vai parar enquanto os bancos não melhorarem essa proposta”. “E que fique bem claro: além de uma proposta digna, nossa luta é também contra todos os ataques que estão sendo feitos contra a classe trabalhadora: uma reforma da previdência que quer impor idade mínima de 65 anos tanto para homens como para mulheres, contra a terceirização ilimitada e outras ameaças. Não aceitamos nenhum direito a menos.”


Vale lembrar que a manutenção das mesmas condições do plano de saúde para quem se aposenta é uma das reivindicações específicas dos funcionários do Bradesco, que vem sendo negada há vários anos pelo banco.




Fonte: SP Bancários
Sindicato dos Bancários de Guaratinguetá e Região 2024 - Todos os direitos reservados ®
SEDE: Rua Vigário Martiniano, 91 - Centro - Guaratinguetá (SP) | SUBSEDE: Rua Engenheiro Antônio Penido, 814 Sala 24 - Centro - Cruzeiro (SP)
Desenvolvimento: