- Bom dia - Sexta-Feira, 19 de abril de 2024                Busque:
Notícias
07/10/2016 - 09:49:30
FUNCIONÁRIOS DO BANCO DO BRASIL ENCERRAM GREVE

Por ampla maioria, trabalhadores aprovam em assembleia proposta de acordo por dois anos

Com reajuste de 8% nos salários e verbas mais abono de R$ 3.500 para este ano e, para 2017, reposição da inflação e aumento real de 1%; ficou assegurado o formato de distribuição da PLR semestral

Depois de uma longa greve, os trabalhadores decidiram por ampla maioria pela aprovação da proposta de dois anos que prevê a manutenção do modelo semestral de PLR, o qual é composto pelo Módulo Fenaban – que corresponde a um valor fixo (a ser divulgado pelo BB) mais 45% do salário paradigma – e Módulo BB, integrado por montante variável, além da distribuição linear de 4% do lucro líquido entre todos os bancários.

No que diz respeito às cláusulas econômicas foi aprovada a proposta da federação dos bancos (Fenaban), também de dois anos. Para este ano, o reajuste nos salários será de 8% mais abono de R$ 3.500 (pago uma única vez), reajuste de 15% para vale-alimentação e de 10% no vale-refeição e auxílio-creche/babá. Em 2017, a reposição da inflação será assegurada e garantido mais 1% de aumento real para salários e verbas.

Dias da greve anistiados – Foi assegurado o abono integral de todos os dias da greve. Assim, nenhum grevista terá de compensar o período de ausência, como ocorreu em anos anteriores.

“O acordo de dois anos não impede em nada a mobilização da categoria. Seguiremos na luta constante e diária por melhores condições de trabalho. Na busca de negociações para solucionar as questões da Cassi e do Economus, por exemplo”, disse o diretor do Sindicato e integrante da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB, João Fukunaga, que esclareceu que todas as clausulas do atual acordo, como o abono de cinco dias e a trava de um ano para os funcionários da Central de Atendimento (CABB), foram mantidas. “Teve muitos boatos infundados na greve. Tudo para tentar confundir os trabalhadores. Por isso é fundamemtal se informar sempre pelo Sindicato. Importante também parabenizar todos os funcionários que ajudaram a construir, ao lado do Sindicato, uma forte greve.”

Ausências permitidas – Outras reivindicações atendidas pela instituição se referem a ausências permitidas. Nesse caso, os bancários terão dois dias ao ano – podendo ser fracionados em horas – para acompanhar filhos com até 14 anos de idade a consultas médicas e odontológicas, e para participar de reuniões escolares. Mesmo critério será adotado para acompanhar filhos com deficiência, sem limite de idade. A mesma regra vale para que bancários com deficiência possam fazer reparos ou manutenção de próteses ou órteses.

Gerentes – Alteração do critério de 66,6% para 70% no módulo Avançado e recuo de 33,3% para 30% no módulo Básico nas agências. Na prática, essa mudança possibilita, a partir de janeiro de 2017, que até 795 funcionários em cargos de gerência sejam promovidos.

Mesas temáticas – Questões relacionadas à igualdade de oportunidades, readequação de quadros na Ditec (Diretoria de Tecnologia) e BB Digital serão discutidas em mesas temáticas. O prazo da conclusão dos trabalhos é de 180 dias após a assinatura do acordo.

 



Fonte: SP Bancários
Sindicato dos Bancários de Guaratinguetá e Região 2024 - Todos os direitos reservados ®
SEDE: Rua Vigário Martiniano, 91 - Centro - Guaratinguetá (SP) | SUBSEDE: Rua Engenheiro Antônio Penido, 814 Sala 24 - Centro - Cruzeiro (SP)
Desenvolvimento: