- Boa tarde - Sexta-Feira, 19 de abril de 2024                Busque:
Notícias
07/10/2016 - 10:17:43
APÓS 31 DIAS, BANCÁRIOS ACEITAM PROPOSTA E VOLTAM AO TRABALHO

Bancos abrem nesta sexta em horário normal. Proposta aprovada vale por dois anos. Todos os dias de greve foram abonados

Os bancários, reunidos em assembleia, nesta quinta-feira, 06, à tarde, decidiram encerrar a greve e retornar ao trabalho nesta sexta, após 31 dias paralisados. Esta foi uma das maiores greves dos últimos 20 anos.

A categoria aceitou a proposta apresentada pela Federação Nacional dos Bancos, na quarta-feira à noite, em São Paulo. Os bancos propõem para este ano reajuste de 8% mais abono de R$ 3.500, que será pago até 10 dias após assinatura da Convenção Coletiva de Trabalho. No vale-alimentação, aumento de 15%. No vale-refeição e no auxílio creche-babá, 10%. Para 2017, a proposta prevê reajuste de reposição da inflação (INPC) mais 1% de aumento real para os salários e em todas as demais verbas. A Participação nos Lucros e Resultados será reajustada em 8% em 2016 e inflação mais 1% de aumento real em 2017.

Outra vitória da categoria, segundo o presidente do Sindicato de Guaratinguetá e Região, Claudio Vasques, foi o abono total dos dias parados. Em anos anteriores, os bancários em greve cumpriram a maioria destas horas.

“Sem dúvida nenhuma esta foi uma das mais difíceis greves que enfrentamos nos últimos anos. Primeiro, o banqueiro estava totalmente intransigente e disposto a não ceder em nada na mesa de negociação. O jogo foi duro em todas as rodadas. E em outro campo de batalha, no dia da dia da greve, também jogou pesado, lançando mão de interditos proibitórios, pressão para que funcionários furarem a greve, chegando até ao absurdo de arrancarem os cartazes de diversas agências”, aponta o presidente.

Porém, avalia Claudio Vasques, os bancários só conseguiram arrancar esta proposta, “que não é a melhor, nem a que almejávamos, nem que o bancário merecia, mas a possível, graças a maior greve dos últimos anos, com grande demonstração de força e união da categoria bancária. E o acordo de dois anos vai permitir que os bancários se mobilizem contra a retirada de direitos, contra a terceirização, privatização dos bancos públicos e ainda teremos mais condições de discutir as mesas temáticas, debatendo as questões de saúde, segurança, emprego e condições de trabalho e greve, inclusive, caso ameacem nossos direitos”.

O atendimento bancário volta ao normal nesta sexta, a partir das 11h.



Fonte: SEEB Guaratinguetá
Sindicato dos Bancários de Guaratinguetá e Região 2024 - Todos os direitos reservados ®
SEDE: Rua Vigário Martiniano, 91 - Centro - Guaratinguetá (SP) | SUBSEDE: Rua Engenheiro Antônio Penido, 814 Sala 24 - Centro - Cruzeiro (SP)
Desenvolvimento: