- Bom dia - Quinta-Feira, 25 de abril de 2024                Busque:
Notícias
10/11/2016 - 11:16:53
PRESSÃO DOS TRABALHADORES LEVA O STF A ADIAR A VOTAÇÃO SOBRE A TERCEIRIZAÇÃO

STF julgaria se é permitido ou não terceirizar as atividades-fim

Centrais sindicais e entidades da sociedade civil estiveram na tarde desta quarta-feira (9) em Brasília para acompanhar a apreciação no plenário do STF da ação movida pela empresa Cenibra, exploradora e produtora de celulose de Minas Gerais. A ação tramita desde 2001 e o STF julgaria se é permitido ou não terceirizar as atividades-fim, ou seja, liberar geral a terceirização. A votação foi adiada sem data prevista para ser colocado em pauta.

Bancários foram à Brasília pedir atenção do STF quando ocorreu o julgamento de duas ações envolvendo a constitucionalidade da súmula 331 do TST, que proíbe a terceirização de atividade fim e prevê a responsabilidade subsidiária da empresa contratante, entre outros limites à terceirização. Os bancários alertam para que em caso de decisão favorável à terceirização, a precarização da atividade bancária (quase 500.000 bancários no Brasil) será institucionalizada.

"O Estado-mínimo dos bancários é a terceirização. Os bancários precisam se mobilizar para que a categoria não seja extinta e precarizada como aconteceu no México. Não aceitaremos nenhum direito a menos".

“Oficialmente o STF não teve tempo de julgar hoje e postergou por tempo indeterminado. Sem dúvida a mobilização das centrais teve seu peso nesta postergação. Mais uma vez os bancários e bancárias atenderam ao chamado. Vieram em massa para Brasília e tiveram um papel protagonista na manifestação e no resultado dela".

Pela legislação atual só é permitido terceirizar atividades-meio, como setores de segurança e limpeza, se STF julgar constitucional a ação seria permitida a contratação de trabalhadores terceirizados para qualquer tipo de função.



Fonte: SEEB Curitiba
Sindicato dos Bancários de Guaratinguetá e Região 2024 - Todos os direitos reservados ®
SEDE: Rua Vigário Martiniano, 91 - Centro - Guaratinguetá (SP) | SUBSEDE: Rua Engenheiro Antônio Penido, 814 Sala 24 - Centro - Cruzeiro (SP)
Desenvolvimento: