- - Sbado, 20 de abril de 2024                Busque:
Notícias
01/12/2016 - 14:04:16
SINDICATO DE GUARATINGUETÁ REVERTE DISPENSA POR JUSTA CAUSA DE BANCÁRIA

Através de ação trabalhista proposta pelo Sindicato, a Justiça do Trabalho reverte dispensa por justa causa de bancária do HSBC

O Sindicato dos Bancários de Guaratinguetá e Região conseguiu reverter uma dispensa por justa causa feita pelo HSBC em 2010, por meio da Justiça do Trabalho, a favor de uma bancária associada.

A bancária, que não será identificada para que sua imagem seja preservada, tinha 22 anos de banco e exercia cargo de confiança.

A bancária sindicalizada buscou auxilio do Sindicato, que propôs uma ação trabalhista contra o HSBC. “Após audiência ocorrida no começo do mês de Outubro, a Justiça do Trabalho entendeu que a bancária não praticou ato que ensejasse a dispensa por justa causa, que sempre honrou com os seus compromissos no trabalho e não poderia ser penalizada”.

No processo trabalhista, a bancária que teve decisão favorável para
o recebimento das respectivas verbas rescisórias corrigidas, ainda teve o deferimento do Juiz para o Acúmulo de Função, Substituição e Horas Extras.

O Presidente do Sindicato, Claudio Vasques, que era também funcionário do HSBC, afirma que a demissão ilegal por justa causa tem sido utilizada por alguns bancos como forma de discriminar e perseguir bancários, sem que os funcionários tenham cometido faltas que a justifiquem, também tem sido utilizada pelos bancos como instrumento de barateamento das dispensa.


O Presidente explica que os bancários, se considerarem injustas as dispensa por justa causa, devem procurar o Sindicato para receber orientações. "O Sindicato não tem acesso às informações oficiais sobre o processo administrativo e nem participa da averiguação dos fatos, nas dispensas por justa causa, mas pode apurar e orientar como os bancários devem proceder para evitar ou reverter essas dispensas se forem injustas", ressalta Claudio Vasques.

 




Fonte: SEEB Guaratinguetá
Sindicato dos Bancários de Guaratinguetá e Região 2024 - Todos os direitos reservados ®
SEDE: Rua Vigário Martiniano, 91 - Centro - Guaratinguetá (SP) | SUBSEDE: Rua Engenheiro Antônio Penido, 814 Sala 24 - Centro - Cruzeiro (SP)
Desenvolvimento: