- Boa tarde - Terça-Feira, 23 de abril de 2024                Busque:
Notícias
20/12/2016 - 08:27:24
BB PRESTA ESCLARECIMENTOS PERANTE MPT SOBRE REESTRUTURAÇÃO

Movimento sindical participa de audiência de mediação em defesa do banco público. Ministério Público do Trabalho cobrou transparência do banco em nova audiência, dia 7 de fevereiro

Durante audiência de mediação no Ministério Público do Trabalho, em Brasília, nesta segunda-feira (19), o Banco do Brasil presta esclarecimentos sobre descomissionamentos e fechamento de agências. 

A audiência desta segunda-feira foi um episódio de extrema importância na luta em defesa do Banco do Brasil. Dirigentes sindicais tiveram a oportunidade de aprsentar ao Ministério Público do Trabalho as preocupações com o conjunto do funcionalismo, dos ataques que estão sendo recebidos, além da preocupação quanto a própria defesa do banco público. Do seu importante papel de desenvolvimento e de fomento, da sua importância na agricultura nacional, nos programas sociais, e da sua inserção nas comunidades e municípios pequenos.

Foi feita a crítica ao projeto de esvaziamento do banco, da tentativa de privatização do BB. Falou-se da privatização que é um modelo planejado por pelo atual governo federal, foi mencionada a tentativa de privatização das empresas públicas, como a Petrobras e a Caixa.

Na ocasião, os promotores se colocaram sensíveis às questões que foram colocadas. Em vários momentos, o banco ficou contra a parede, sem respostas. Entre as questões do funcionalismo, foi feito pelos representantes dos trabalhadores, o debate sobre a isonomia de direitos. Como os dirigentes executivos do banco, que passa pela reestruturação, têm doze meses de salários garantidos através do VCP e os outros comissionados apenas quatro meses, e pior ainda, o porquê dos caixas que não têm direitos nem a esses quatro meses. Essa crítica foi bem aceita pelos representantes do Ministério Público do Trabalho, que deixaram claramente ao banco que estas questões precisam de respostas.

O Ministério Público do Trabalho, atento às colocações do movimento sindical, e depois de ter ouvido as ponderações dos representantes do BB e, já indicando uma insatisfação quanto à falta de transparência e critérios objetivos para a recolocação dos funcionários afetados pelo plano de reestruturação, designou nova audiência para o dia 7 de fevereiro de 2017 e requereu que os representantes do banco levassem à direção da empresa as seguintes propostas:

a)         Extensão da VCP para os caixas;

b)         Pagamento da VCP para todos os afetados pelo prazo de doze meses;

c)         A criação de uma comissão com Sindicatos para que seja acompanhado o processo de recolocação dos excedentes;

d)         Incorporação da comissão para aqueles com dez anos ou mais de exercício da função comissionada.

São, basicamente, demandas já submetidas ao Banco do Brasil, através da Comissão de Empresas. O Ministério Público do Trabalho, através da fala de seus representantes, foi categórico ao afirmar a necessidade de transparência quanto ao processo adotado e a urgência na resolução de conflitos criados por um modelo, que não foi amplamente debatido.

Os representantes dos trabalhadores deixaram claro para o banco que são contra a subjetividade dos processos. A estratégia é massificar a resistência na defesa do banco público.



Fonte: Contraf
Sindicato dos Bancários de Guaratinguetá e Região 2024 - Todos os direitos reservados ®
SEDE: Rua Vigário Martiniano, 91 - Centro - Guaratinguetá (SP) | SUBSEDE: Rua Engenheiro Antônio Penido, 814 Sala 24 - Centro - Cruzeiro (SP)
Desenvolvimento: