- Boa tarde - Sexta-Feira, 26 de abril de 2024                Busque:
Notícias
27/03/2017 - 09:45:12
PAÍS SÓ SAIRÁ DA CRISE COM EDUCAÇÃO CÍVICA E POLÍTICA, DIZ ANALISTA

O analista político Antônio Augusto de Queiroz conhece como poucos os bastidores do Congresso Nacional

Diretor de Documentação do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), Toninho, como é mais conhecido, convive diariamente com as articulações políticas e legislativas há quase 40 anos. Na visão dele, o país avançou nos últimos anos na adoção de mecanismos de controle e transparência dos gastos públicos. Mas perdeu a capacidade de discutir e buscar saídas convergentes para temas que interferem de maneira impactante na sociedade, como as crises política e econômica e a corrupção. 

Para Toninho, o enfrentamento dessas questões depende, inicialmente, de investimento em educação política e cívica. “O brasileiro perdeu a capacidade de relativizar, foi completamente envolvido por essas artimanhas do período pós-verdade, em que os fatos, os argumentos e a verdade ficam em segundo plano, frente a outras formas de provocar reações, os comportamentos mais primitivos do ser humano”.

“É preciso investir na formação cívica. A desqualificação da política é uma tragédia. Todas as conquistas civilizatórias em direitos civis e políticos, sociais, econômicos, culturais, difusos, coletivos, todos foram produtos de decisão política. Não existe outra forma de organizar e resolver de forma pacífica as contradições da sociedade se não for por meio da política”, alerta.

Essa perda na capacidade de análise faz, segundo ele, com que o brasileiro não perceba, por exemplo, que os sucessivos casos de corrupção que dominam o noticiário são também resultado de um avanço da legislação e das instituições. Mas isso não resolve o problema, admite. “Para poder contribuir e combater a corrupção é preciso corrigir os ralos por meio dos quais se faz essa prática da corrupção. Infelizmente isso não acontece no Brasil, mas a fulanização. Você prende, condena a pessoa, mas não fecha a brecha que deu aquela ação delituosa. Prende um corrupto hoje, aparece outro amanhã.”

Mudança cultural
Na avaliação do diretor do DIAP, o enfrentamento à corrupção também passa por mudança cultural e por uma reforma política que barateie as campanhas eleitorais, garanta igualdade de condições aos candidatos e unidade programática entre os partidos.

“É preciso resgatar a ideia de que o eleitor é o titular do poder. Quando ele delega a alguém para que, em seu nome, possa representá-lo, legislar, realocar recurso do orçamento, administrar município ou estado, esse eleitor o faz com base em programa, exigência de prestação de contas e alternância de poder.”

Já a superação da crise econômica passa, na opinião de Toninho, por ajustes nas contas públicas, inclusive com mudanças nas regras da Previdência. O problema, segundo ele, é que as medidas defendidas pelo governo punem os assalariados e preserva quem tem mais dinheiro.

“Todo mundo reconhece que há necessidade de ajuste. Mas esse ajuste tem de envolver todos os setores do país. Cada um tem de dar a sua cota de sacrifício proporcional à sua capacidade. Infelizmente, o que está sendo feito é escolher o que vive de salário, de benefício previdenciário ou depende de prestações do Estado como variável do ajuste. É inaceitável fazer ajuste botando o mais pobre para pagar o pato e preservar o mais rico”, critica.

 



Fonte: DIAP.ORG.BR
Sindicato dos Bancários de Guaratinguetá e Região 2024 - Todos os direitos reservados ®
SEDE: Rua Vigário Martiniano, 91 - Centro - Guaratinguetá (SP) | SUBSEDE: Rua Engenheiro Antônio Penido, 814 Sala 24 - Centro - Cruzeiro (SP)
Desenvolvimento: