- Bom dia - Sbado, 20 de abril de 2024                Busque:
Notícias
29/03/2017 - 08:28:56
STF ANULA VOTAÇÃO DA CÂMARA QUE APROVOU O PROJETO DE TERCEIRIZAÇÃO

Celso de Mello pede esclarecimentos sobre projeto de terceirização

BRASÍLIA - O Deputado, Carlos Zarattini (SP), protocolou nesta segunda-feira um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo a anulação da votação da Câmara dos Deputados que enviou à sanção um projeto que regulamenta a terceirização.

Objeto de críticas, por parte da oposição, por considerar que a proposta permite a generalização do trabalho terceirizado e fragiliza direitos e garantias dos trabalhadores, o projeto é acompanhado com atenção pelo governo do presidente Michel Temer, que alimenta a expectativa de que a proposta ajude na geração de empregos.

O mandado argumenta que o projeto que trata do assunto não poderia ter sido votado antes da análise de uma mensagem do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva pedindo a retirada da proposta da pauta.

O tema chegou a ser abordado por questões de ordem antes da votação do projeto, na semana passada, mas as questões foram negadas pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Maia negou as questões de ordem afirmando que ao ser aprovada pelo Congresso, a matéria "já não era mais uma matéria do governo. Aprovada, ela passou a ser matéria da Câmara dos Deputados e, depois de aprovada no Senado, da Câmara e do Senado".

O mandado de segurança com pedido de liminar sustenta que o presidente da Câmara teria incorrido em "grave ato ofensivo" ao se negar a apreciar a mensagem presidencial.

Sobre a terceirização, o mandado afirma que "é assunto difícil para a classe trabalhadora que tem sofrido restrições de direitos e precarização das relações laborais em razão da prática irresponsável das hipóteses de terceirização nas fases e etapas da produção".

A proposta aprovada na semana passada e enviada à sanção presidencial permite a terceirização inclusive das atividades-fim das empresas e amplia de 90 dias para 180 dias o período dos contratos temporários, prazo que poderá ser prorrogado por mais 90 dias.

Outra proposta que trata do mesmo assunto tramita no Senado.

Segundo o portal O Cafezinho, o ministro Celso de Mello, do STF, cassou a votação do projeto de terceirização votado pela Câmara dos Deputados há alguns dias.

Eu não acho uma “vitória” tão grande da classe trabalhadora, porque veio do Judiciário.

Até parece que o STF correu contra o tempo, para não deixar o senador Renan Calheiros se “empoderar” com sua decisão de liderar um motim contra o projeto.


Fonte: SEEB Guaratinguetá
Sindicato dos Bancários de Guaratinguetá e Região 2024 - Todos os direitos reservados ®
SEDE: Rua Vigário Martiniano, 91 - Centro - Guaratinguetá (SP) | SUBSEDE: Rua Engenheiro Antônio Penido, 814 Sala 24 - Centro - Cruzeiro (SP)
Desenvolvimento: