- Boa noite - Quinta-Feira, 18 de abril de 2024                Busque:
Notícias
04/04/2017 - 08:48:57
TERCEIRIZAÇÃO

Lei é inconstitucional e imoral

Advogado trabalhista diz que texto fere vários princípios da Constituição; já há ação no STF e quatro mandados de segurança contestando sua tramitação

O texto do PL 4302, aprovado pela Câmara em 22 de março e sancionado por Temer na sexta 31, é “ilegal, imoral e inconstitucional”. A opinião é do advogado trabalhista Maximiliano Garcez.

O partido Rede Sustentabilidade já ingressou com Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) contra a lei no Supremo Tribunal Federal (STF). O relator da ADI foi sorteado e será o ministro Gilmar Mendes, apontado como defensor de projetos neoliberais e do PSDB, um dos partidos favorá- veis à lei. “Agora todas as ADIs que entrarem no STF irão para Gilmar Mendes”, lamenta Maximiliano.

O advogado destaca que até mesmo a tramitação do PL 4302 na Câ- mara está sendo contestada em quatro mandados de segurança no STF, e que serão julgados pelo ministro Celso de Mello, que já solicitou informações à Câmara. Um deles, de autoria do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), questiona a votação que aprovou o projeto já que o pró- prio autor do texto, o Poder Executivo, pediu seu arquivamento: o PL, de 1998, é de autoria de FHC, mas em 2003, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu seu arquivamento.

“E esse requerimento de Lula nunca foi votado”, destaca Maximiliano. Ataques à Constituição – O advogado lembra que entre as consequências nefastas da terceirização das atividades-fim estão a precariza- ção e a desvalorização do trabalho – salários menores, jornadas maiores e menos direitos –, e o enfraquecimento da organização dos trabalhadores, uma vez que incentiva a pulverização de sindicatos.

“A lei na prática significa que o empregador escolherá quais sindicatos representarão seus trabalhadores. O que se pretende com isso é a violação do movimento sindical, que tem sido nas últimas décadas uma das principais forças motrizes da democracia, da sociedade civil organizada e da resistência ao projeto autoritário neoliberal. Por isso significa também uma disfarçada reforma política a fim de silenciar os trabalhadores.” Resistência – Para o advogado, além das ADIs e mandados de segurança no STF, uma alternativa à lei seria a aprovação do substitutivo do senador Paulo Paim (PT-RS) que proíbe a terceirização na atividadefim e dá garantias aos trabalhadores.

“A lei posterior revoga a anterior, mas para isso o substitutivo de Paim teria de ser aprovado no Senado e sancionado pelo presidente ilegítimo”, lembra Maximiliano.

Outra é a resistência: “Os protestos nas ruas têm que se intensificar”, diz. Em nota, o presidente da CUT, Vagner Freitas, chama todos para a greve geral de 28 de abril: “O ilegítimo Temer está muito enganado quando pensa que pode jogar no lixo o futuro da classe trabalhadora e do país. Ele, na verdade, só está jogando o Brasil numa profunda instabilidade jurídica, pois os trabalhadores e trabalhadoras não aceitarão jamais esse roubo de direitos e vão lutar sem temor até derrubar essa lei espúria!”



Fonte: SP Bancários
Sindicato dos Bancários de Guaratinguetá e Região 2024 - Todos os direitos reservados ®
SEDE: Rua Vigário Martiniano, 91 - Centro - Guaratinguetá (SP) | SUBSEDE: Rua Engenheiro Antônio Penido, 814 Sala 24 - Centro - Cruzeiro (SP)
Desenvolvimento: