- Boa noite - Sexta-Feira, 19 de abril de 2024                Busque:
Notícias
24/04/2017 - 10:18:27
CAIXA PODE RESSUSCITAR RH 008, QUE PERMITE DEMISSÃO SEM JUSTA CAUSA

Reestruturação, privatização, terceirização, fechamento de agências e falta de transparência.

Reestruturação, privatização, terceirização, fechamento de agências e falta de transparência. São muitas as causas que acirram o clima de tensão que reina entre os empregados da Caixa. Para completar o desconforto e a apreensão dos bancários, nos últimos dias começaram os rumores de que o extinto RH 008 irá ressuscitar. Criada pelo governo FHC, a norma permitia demissões sem justa causa.

Alerta aos empregados da Caixa:  É preciso ter atenção redobrada neste momento, pois já existe grupo de trabalho no âmbito federal discutindo a possibilidade de demitir sem justa causa empregados concursados das estatais. E, segundo as más línguas, os trabalhos já estão bem avançados.

O PDVE tinha por alvo os empregados aposentados pelo INSS que continuam na ativa e aqueles com função incorporada. O propósito da Caixa com o programa é o de reduzir custos com pessoal. Para isso, a intenção era desligar 10 mil trabalhadores, mas somente a metade aderiu. Tememos que aqueles que não saíram sejam alvo de assédio, realocações arbitrárias e, no pior dos mundos, de demissão sem justa causa.

O Sindicato lembra que se trata de rumores que infelizmente podem se concretizar. Por isso, é preciso ficar alerta e, coletivamente, se defender.

Demissões nos Correios

Outro fato que aponta para a volta do RH 008 tem a ver com o ataque às empresas públicas brasileiras, a exemplo dos Correios. Com a justificativa de preservar a empresa, em março deste ano, o presidente da estatal anunciou programa de demissão motivada, que em outras palavras significa demitir servidores concursados sem justa causa.

Não bastasse pressionar com a ameaça de demissão e de privatização, a empresa também suspendeu as férias dos seus funcionários até abril de 2018, o que só aumenta o clima de terror e tensão entre eles.

Esses fatos mostram a urgência de o empregado da Caixa se mobilizar e participar das discussões e atos que temos feito contra o conjunto de medidas que a Caixa vem tomando contra a empresa e os trabalhadores.



Fonte: SEEB GUARATINGUETÁ
Sindicato dos Bancários de Guaratinguetá e Região 2024 - Todos os direitos reservados ®
SEDE: Rua Vigário Martiniano, 91 - Centro - Guaratinguetá (SP) | SUBSEDE: Rua Engenheiro Antônio Penido, 814 Sala 24 - Centro - Cruzeiro (SP)
Desenvolvimento: