- Boa noite - Quarta-Feira, 24 de abril de 2024                Busque:
Notícias
09/05/2017 - 10:19:24
JÁ LUTOU PELOS SEUS DIREITOS HOJE?

Todo dia é dia de defender os seus direitos

Todo dia é dia de defender empregos ameaçados pela terceirização; conquistas da CLT e da CCT colocadas sob risco com a reforma trabalhista; combater o fim da aposentadoria e o desmonte dos bancos públicos. Envie mensagens aos deputados e senadores e participe das mobilizações promovidas pelo movimento sindical: só assim não vão tirar tudo que temos

Está comprovada a importância do acordo de dois anos. Para 2017 já está garantido: além da reposição da inflação, aumento real de 1% para salários, piso, PLR, vales alimentação, refeição e todas as demais verbas. O avanço veio da grande greve feita pela categoria em 2016 e se mostra fundamental diante dos ataques aos trabalhadores.

Mas se o reajuste está acertado, outros direitos e até empregos estão ameaçados. Em março, o governo Temer aprovou a lei da terceirização até para atividades-fim das empresas. Os bancos aplaudiram. Agora querem passar uma reforma trabalhista que, dentre outras aberrações, amplia possibilidades de trabalho temporário e intermitente. Para que as empresas vão contratar se podem arrumar alguém para fazer o serviço somente nos horários de pico?

“Mais uma vez o setor financeiro comemora, já que saiu dos computadores dos lobistas dos bancos emendas que pioraram muito a reforma trabalhista proposta pelo governo federal”.

A reforma da Previdência também segue a passos largos no Congresso Nacional, praticamente acabando com o direito à aposentadoria. Ou alguém acredita que todos os brasileiros terão emprego até os 65 anos de idade, ou conseguirão trabalhar por mais de quatro décadas para conseguir o benefício integral do INSS e ter uma aposentadoria digna? Por essas e outras, o Sindicato convoca os bancários para a luta. O movimento sindical pressionará esta semana parlamentares em suas bases para que não votem contra os direitos dos trabalhadores. De 15 a 19 de maio ocuparão Brasília para pressionar e você pode fazer sua parte enviando mensagem para deputados (bit.ly/DepSP) e senadores (bit.ly/ SenadoBR), e participando das mobilizações convocadas pelo Sindicato.

• Reforma trabalhista autoriza a demissão em massa
• O que está na lei não valerá mais para jornada, férias, redução de salário, intervalos, PLR etc
• Possibilidade de jornadas de até 12 horas diárias
• O trabalhador poderá ficar à disposição por horas, mas o empregador fará o pagamento somente pelo tempo efetivamente trabalhado
• Fim da ultratividade: enquanto não houver renovação do acordo, trabalhadores ficarão sem os direitos da CCT
• Demissão em comum acordo permitirá que patrão e empregado possam extinguir contrato de trabalho; empregador pagará metade do aviso prévio e da multa do FGTS 
• Tira homologação dos sindicatos, que não terão mais acesso a informações sobre demissões
• Serão dispensados do ponto eletrônico, gerentes, tralhadores externos e em teletrabalho
• Aposentadoria somente a partir dos 65 anos, com no mínimo 25 anos de contribuição
• Benefício integral de aposentadoria somente para quem contribuir por pelo menos 40 anos
• Idade mínima para se aposentar poderá subir ainda mais a cada dois anos.

 



Fonte: SP Bancários
Sindicato dos Bancários de Guaratinguetá e Região 2024 - Todos os direitos reservados ®
SEDE: Rua Vigário Martiniano, 91 - Centro - Guaratinguetá (SP) | SUBSEDE: Rua Engenheiro Antônio Penido, 814 Sala 24 - Centro - Cruzeiro (SP)
Desenvolvimento: