- Bom dia - Sexta-Feira, 19 de abril de 2024                Busque:
Notícias
25/08/2017 - 09:37:10
REUNIÃO ENTRE COMANDO E FENABAN

Aprova Cláusula sobre Requalificação e Realocação Profissional

A reunião entre o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), ocorrida na tarde desta quinta-feira (24), no Hotel Macksoud, em São Paulo, encerrou com um avanço. A aprovação da Cláusula 62, que regulamenta a instalação de um Grupo de Trabalho bipartite sobre e Requalificação e Realocação Profissional. A presidente do Sindicato dos Bancários de Campinas e Região, Ana Stela Alves de Lima, representou a Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB-SP/MS) na mesa de negociação. 

O objetivo do GT de Requalificação e Realocação profissional é avaliar, discutir e acompanhar situações nas quais haja a possibilidade de requalificar e realocar trabalhadores afetados por reestruturações, extinção de cargos, fechamento de agências, mudanças tecnológicas ou mudanças nas atividades que exijam atualização do conhecimento para o exercício de novas funções.

O Comando Nacional dos Bancários destacou a importância de conseguir negociar com os cinco maiores bancos e aprovar uma cláusula que visa defender a manutenção do emprego em uma conjuntura de incertezas políticas econômicas e de sucessivos aumentos nos cortes dos postos de trabalho. O termo de adesão à cláusula terá assinatura coletiva em data ainda a ser definida.

Comando e Fenaban concordam que a assinatura do acordo de dois, firmado na campanha passada (Convenção Coletiva de Trabalho - CCT 2016-2018) - que garantiu reposição da inflação referente ao período de agosto de 2016 a setembro de 2017, mais 1% de aumento real e manutenção da PLR – foi uma estratégia bastante acertada, considerando a instabilidade política e econômica do país. “Foi muito acertada da parte de vocês se anteciparem e proporem um acordo de dois anos e não termos que discutir cláusulas econômicas em um momento tumultuado demais para debatermos esses temas”, afirmou o representante da Federação dos Bancos.

A Fenaban também parabenizou o Comando Nacional e ressaltou a “vitória” do diálogo no processo de negociações entre representantes dos patrões e empregados.

Termo de Compromisso

Sobre o Termo de Compromisso em Defesa do Emprego e de Direitos, fruto da 19ª Conferência Nacional dos Bancários, entregue aos bancos na reunião de negociação realizada no dia 08 de agosto, que solicita à Federação dos Bancos a garantia de manutenção das cláusulas previstas na CCT, tendo em vista as mudanças trazidas pela recém aprovada Reforma Trabalhista, a Federação dos Bancos informou que o documento ainda está sendo analisado e será discutido com os bancos e para então dar uma resposta aos representantes dos trabalhadores.



Fonte: FEEB SP/MS.
Sindicato dos Bancários de Guaratinguetá e Região 2024 - Todos os direitos reservados ®
SEDE: Rua Vigário Martiniano, 91 - Centro - Guaratinguetá (SP) | SUBSEDE: Rua Engenheiro Antônio Penido, 814 Sala 24 - Centro - Cruzeiro (SP)
Desenvolvimento: