- Boa tarde - Quinta-Feira, 28 de maro de 2024                Busque:
Notícias
29/09/2017 - 10:39:07
A IMPORTÂNCIA DOS SINDICATOS: A NOSSA LUTA É A DEFESA DOS BANCÁRIOS, SER PARCEIRO DOS TRABALHADORES

Você conseguiria imaginar nossa sociedade sem os Sindicatos para defender os direitos dos trabalhadores?

Então, imagine reivindicar sozinho um aumento salarial, mais segurança, pagamento de horas extras, melhores condições de trabalho. Imagine entrar com uma ação individual para cobrar o não pagamento de algum direito.

A greve geral de 28 de abril que parou o Brasil teria acontecido sem as centrais sindicais e os sindicatos? Não é gratuito o ataque aos sindicatos nesse momento. A pretexto de modernizar as relações de trabalho no Brasil, as reformas Trabalhista e da Previdência encontram nos sindicatos resistência vigorosa.

Nós, bancários, construímos uma rede sindical forte em todo o país. Somos a única categoria do Brasil com uma Convenção Coletiva de Trabalho Nacional. Nos últimos 13 anos, obtivemos, com as nossas greves e nossa luta, mais de 20% de aumento real em nossos piso e verbas salariais.

As entidades que nos representam dispor de recursos para organizar o enfrentamento com os banqueiros na mesa de negociação e na nossa luta.

Nesse momento de ataques maciços a direitos que os Sindicatos ajudaram os trabalhadores a conquistar, o papel dos Sindicatos fica ainda mais importante. Vamos olhar para o futuro e garantir que os Sindicatos estejam lá como parceiros nas horas mais difíceis. Não conquistamos nada de graça e sozinhos. Só a luta nos garante!

Importantes conquistas da categoria bancária

1933: Jornada de trabalho de seis horas.

1934: Primeira greve da categoria conquista estabilidade após dois anos de trabalho.

1951: Após greve de 51 dias, é criado o Dia Nacional do Bancário em 28 de agosto.

1957: Horas extras e aposentadoria por tempo de serviço.

1961: Greve da dignidade conquista, com outras categorias, o 13º salário.

1981: Conquista do auxílio-creche.

1982: Unificação da data-base em 1º de setembro.

1990 a 1994: Vale-refeição, piso nacional, vale-alimentação, PLR. Em 1992, assinada a primeira CCT válida para todo o país.

2002: Aprovação da PEC 94/98, na Assembleia Legislativa e que exige plebiscito para privatizar o Banrisul.

2003: Primeira campanha salarial unificada com participação da Caixa e BB.

2006: PLR adicional na Caixa e no BB.

2007: 13ª Cesta-alimentação.

2009 a 2016: Licença-maternidade de 180 dias; Direitos para casais homoafetivos; Instrumentos de combate ao assédio moral; Cláusulas de segurança; Proibição da divulgação do ranking de desempenho; Proibição do transporte de valores por bancários; PLR adicional Banrisul; Manutenção de remuneração para afastados por problemas de saúde sem INSS; Vale-Cultura.

 



Fonte: SEEB Guaratinguetá
Sindicato dos Bancários de Guaratinguetá e Região 2024 - Todos os direitos reservados ®
SEDE: Rua Vigário Martiniano, 91 - Centro - Guaratinguetá (SP) | SUBSEDE: Rua Engenheiro Antônio Penido, 814 Sala 24 - Centro - Cruzeiro (SP)
Desenvolvimento: