- Boa tarde - Sexta-Feira, 26 de abril de 2024                Busque:
Notícias
14/03/2018 - 10:27:28
COMO SUPERAR A DESMOTIVAÇÃO PROFISSIONAL

Você já se sentiu cansado, desmotivado e sem vontade de acordar para ir trabalhar?

Ok, é claro que ás vezes a preguiça aparece, principalmente quando é preciso acordar muito cedo para o trabalho. Mas muitas vezes o problema vai muito além da preguiça. Estamos falando da desmotivação profissional, ou seja, a falta de motivação para trabalhar e crescer profissionalmente.

Existem diversos fatores que podem levar o profissional à desmotivação, como a falta de reconhecimento, excesso de cobranças, acúmulo de tarefas, metas inalcançáveis e muito mais. Em alguns casos, a solução é que a empresa reverta a situação. Porém, em outros, isso depende do próprio funcionário.

Para evitar que isso aconteça, separamos algumas dicas que podem fazer com que você se sinta mais motivado! Vamos lá?

Autoconhecimento

Você já fez uma análise dos seus pontos positivos e negativos? Sabe identificar o que precisa melhorar e o que precisa apenas valorizar? Conheça e entenda melhor os seus medos e suas inseguranças. É preciso conhecer a si mesmo para entender se o cargo e a função que você exerce estão de acordo com o seu perfil profissional. Analise se você gosta do que faz, ou se não está no lugar onde gostaria. Talvez você seja um ótimo profissional, porém está atuando numa área onde seu talento não é explorado da melhor maneira.

Plano de Carreira

Ter uma plano de carreira é fundamental se você deseja crescer profissionalmente. Faça uma análise sobre o seu potencial, suas limitações e suas expectativas para o futuro. Se imagine daqui a dois anos ou mais, dependendo do que você deseja alcançar. Após isso, comece a planejar o passo a passo para alcançar o seu objetivo. Você pode utilizar o plano de carreira para tentar uma promoção, mudar de setor ou até de empresa.

Capacitação

Caso o seu plano de carreira envolva uma mudança de setor, de empresa ou até conseguir uma promoção, a melhor dica que podemos lhe dar é: estude, se atualize e busque por qualificação profissional! Quanto mais você estudar, se dedicar, e mais conhecimento tiver, mais chances você terá que alcançar esses objetivos. Estudar e aprender coisas novas constantemente ajuda a manter o cérebro jovem, e dá a ele novas opções para executar suas tarefas, ou seja, mais criatividade para resolver problemas e encontrar soluções e ideias! 

Vida Pessoal

Sim, estamos falando de trabalho e carreira, mas será que você não está desmotivado porque só consegue pensar nisso? Ter um tempo para você é muito importante para o seu crescimento profissional. Afinal, ninguém consegue viver só de trabalho, certo? É preciso se dedicar também à sua saúde, seus hobbies, sua família e amigos. Saiba equilibrar a sua rotina pessoal e profissional para ter mais motivação no dia a dia de trabalho.

Desafios

Será que você não está muito tempo parado? Será que não deveria sair da sua zona de conforto e se jogar em novos desafios? Que tal criar desafios diferentes no seu dia a dia? Estabeleça metas para dar o seu melhor. Se está fazendo uma coisa hoje, tente fazer duas amanhã, ou fazer apenas uma única tarefa com mais qualidade. Porém, lembre-se de traçar objetivos atingíveis, para não gerar frustração!

Esperamos que as dicas de hoje possam ajudá-lo a se motivar cada dia mais!



Fonte: SEEB Guaratinguetá
Sindicato dos Bancários de Guaratinguetá e Região 2024 - Todos os direitos reservados ®
SEDE: Rua Vigário Martiniano, 91 - Centro - Guaratinguetá (SP) | SUBSEDE: Rua Engenheiro Antônio Penido, 814 Sala 24 - Centro - Cruzeiro (SP)
Desenvolvimento: