- Boa noite - Quinta-Feira, 25 de abril de 2024                Busque:
Notícias
19/06/2018 - 09:15:36
QUARTA, 20 DE JUNHO: DIA NACIONAL EM DEFESA DO SAÚDE CAIXA

Mobilização é a chave para barrar retrocessos

Governo Temer e mudanças estatutárias na Caixa pretendem onerar o associado e ameaçam a própria sustentabilidade do plano de saúde dos empregados do banco público;

Na próxima quarta-feira, 20 de junho, será realizado o Dia Nacional de Luta em Defesa do Saúde Caixa. A data foi definida pela Comissão Executiva de Empregados da Caixa (CEE/Caixa) no dia 5 de junho, quando também foi escolhido junho como o “mês do Saúde Caixa”. A atividade é parte da campanha Saúde Caixa, eu defendo.  

 “O atual modelo de custeio do Saúde Caixa, conquistado pelos empregados em negociações, que existe desde 2004, está ameaçado. Seja pelo governo Temer, através das resoluções 22 e 23 da CGPAR, que impõem mudanças nos planos de saúde das empresas federais: oneram o associado do Saúde Caixa, excluem aposentados, impõem períodos de carência e permitem cobrança de franquias, acabam com a cobrança de mensalidade única por família, trazem novas restrições para dependentes, vetam a oferta do plano em novos concursos e proíbem a entrada de novos associados, entre outros prejuízos. Ou por meio de alterações estatutárias no banco público. Somadas, essas duas frentes de ataque tentam impor um limite correspondente a 6,5% da folha de pagamento para a participação da Caixa nas despesas do plano de saúde”, alerta o coordenador da CEE/Caixa, Dionísio Reis.

 “É muito importante que todos os empregados da Caixa, de todo o país, participem do Dia Nacional de Luta em Defesa do Saúde Caixa. Ou lutamos, mostramos nossa força e unidade, ao lado das nossas entidades representativas, ou assistiremos o fim do nosso plano de saúde, uma conquista histórica dos trabalhadores”.

A defesa do Saúde Caixa é uma das reivindicações da pauta específica dos empregados da Caixa na Campanha Nacional Unificada dos Bancários 2018.

Dia 20 é dia de branco em defesa do Saúde Caixa.

 

Os empregados da Caixa vestirão branco na próxima quarta-feira (20) para mostrar a união da categoria na defesa do plano de saúde do pessoal da Caixa e protestar contra a alteração no modelo de custeio do Saúde Caixa. Desde 2004, a Caixa paga 70% das despesas assistenciais e os usuários os outros 30%. As resoluções publicadas pelo Governo e a recente alteração no estatuto da Caixa estipulam o limite correspondente a 6,5% da folha de pagamento para a participação do banco nessas despesas, à revelia do que prevê o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).

 

 

 



Fonte: Seeb Guaratinguetá
Sindicato dos Bancários de Guaratinguetá e Região 2024 - Todos os direitos reservados ®
SEDE: Rua Vigário Martiniano, 91 - Centro - Guaratinguetá (SP) | SUBSEDE: Rua Engenheiro Antônio Penido, 814 Sala 24 - Centro - Cruzeiro (SP)
Desenvolvimento: