- Boa noite - Quarta-Feira, 24 de abril de 2024                Busque:
Notícias
12/11/2018 - 09:26:43
FIM DO MINISTÉRIO DO TRABALHO PÕE EM RISCO DIREITOS E FISCALIZAÇÃO

Presidente eleito anunciou que acabará com a pasta

Medida deve resultar na extinção de direitos e no enfraquecimento ainda maior da fiscalização, o que terá como consequência o aumento de trabalho realizado em condições precárias, inclusive o análogo à escravidão

Durante a campanha eleitoral, o então candidato do PSL afirmou por diversas vezes que o trabalhador teria de decidir “se quer menos direitos e emprego ou direitos sem emprego'. A extinção do Ministério do Trabalho, anunciada por ele na quarta-feira 7, é um dos passos do futuro governo neste sentido. A medida significa acabar com os direitos que eram intermediados pela pasta. 

“Não vamos ter com quem discutir a valorização do salário mínimo, a manutenção da sua aposentadoria, do seu fundo de garantia, suas férias. Significa que ele vai fazer o que prometeu: acabar com a carteira assinada e acabar com seus direitos”.

Funções do ministério

As funções do Ministério do Trabalho. Além de fiscalizar, a pasta também coordena as políticas de geração de emprego e renda, viabiliza o acesso a serviços e benefícios (como o registro profissional, o seguro-desemprego, abono salarial e a emissão de carteira de trabalho), media a relação entre empregadores nacionais e trabalhadores estrangeiros, preside o conselho do FGTS e gere o Fundo de Amparo ao Trabalhador.

Com a medida, “está em risco o que sobrou de seus direitos depois que o Temer fez a reforma trabalhista. É um desrespeito pelo mundo do trabalho e pelo trabalhador”.

 



Fonte: SEEB Guaratinguetá
Sindicato dos Bancários de Guaratinguetá e Região 2024 - Todos os direitos reservados ®
SEDE: Rua Vigário Martiniano, 91 - Centro - Guaratinguetá (SP) | SUBSEDE: Rua Engenheiro Antônio Penido, 814 Sala 24 - Centro - Cruzeiro (SP)
Desenvolvimento: