- Boa tarde - Sbado, 18 de maio de 2024                Busque:
Notícias
24/05/2016 - 09:51:12
SOBRECARGA, NÃO! DENUNCIE!

Mesmo com lucros estratosféricos e número maior de clientes, bancos demitem e aumentam ainda mais a quantidade de trabalho por bancário. Está passando por isso? Denuncie!

Em 2015, os cinco maiores bancos que atuam no Brasil (Itaú, Bradesco, Santander, BB e Caixa) tiveram lucro de R$ 70 bilhões, crescimento de 16% em relação a 2014. Apesar disso, no mesmo período as instituições financeiras cortaram 9.886 postos de trabalho. Uma das consequências quem permanece nos bancos é cada vez mais presente, a sobrecarga de trabalho.

Dados divulgados pelo Banco Central evidenciam o aumento da intensidade do trabalho no setor financeiro. Em 2015, o número de clientes e usuários por empregado teve aumento de 6,1% no Bradesco, 7,2% no Itaú, 5,1% no Santander e 9,4% na Caixa. O BB, que sozinho foi responsável pelo corte de 2.437 postos de trabalho no ano passado, não disponibilizou essa informação.

Consequências – A categoria bancária é das que mais sofrem com adoecimento. Em média, todos os anos, aproximadamente 18 mil trabalhadores são afastados. Muitos, mesmo com atestados médicos, arriscam sua saúde e continuam em atividade por medo de perder o emprego. A própria federação dos bancos (Fenaban) reconheceu, em negociação, que a pressão abusiva leva ao adoecimento.

“A sobrecarga de trabalho, junto com o assédio moral e a cobrança abusiva por metas, é um dos fatores mais danosos à saúde do trabalhador bancário. Além de ficar sob extrema pressão, o bancário tem de conviver com a irritação dos clientes, que têm o atendimento prejudicado pelo número cada vez menor de funcionários”.

Denunciem a sobrecarga, o assédio e a cobrança abusiva por metas!

“Para combater esses riscos à saúde, o bancário deve ‘colocar o dedo’ na gestão e influenciar seu ambiente de trabalho”.



Fonte: SP Bancários
Sindicato dos Bancários de Guaratinguetá e Região 2024 - Todos os direitos reservados ®
SEDE: Rua Vigário Martiniano, 91 - Centro - Guaratinguetá (SP) | SUBSEDE: Rua Engenheiro Antônio Penido, 814 Sala 24 - Centro - Cruzeiro (SP)
Desenvolvimento: